Mutirão de Cirurgias Eletivas de Catarata e outros Procedimentos

Mutirão de Cirurgias Eletivas de Catarata e outros Procedimentos


O município de Lagoa Santa, por meio da Portaria Ministerial nº 1340 de 29 de Junho de 2012, vem realizando para seus usuários do SUS 77(setenta e sete) cirurgias de catarata de acordo com o recurso. Trata se de recurso extra depositado na conta do Fundo Municipal de Saúde pelo Ministério da Saúde limitado a realização de cirurgias eletivas. A Catarata é um tipo de lesão ocular que pode prejudicar a visão, porque o cristalino do olho, que deveria ser bem permeável à passagem da luz, torna-se opaco. Como consequência, os raios luminosos não chegam à retina onde estão os receptores fotossensíveis.
Como o recurso Ministerial é insuficiente para atender a demanda existente, a Secretaria Municipal de Saúde por meio da Portaria Municipal nº023/2012 criou o mutirão local com recursos próprios para realização das cirurgias de catarata acabando com a demanda reprimida existente até a data da assinatura da mesma.O método para realização das cirurgias de catarata no município será por meio da facoemulsificação; Método moderno que consiste em técnica cirúrgica utilizando-cse energias de ultra-sons.
Além das Cirurgias de Catarata, o município irá realizar algumas cirurgias de Otorrinolaringologia e de Ortopedia de acordo com a complexidade do procedimento e capacidade técnica do Hospital. Alem dos usuários de Lagoa Santa, a Secretaria Municipal de Saúde irá realizar procedimentos também para os municípios de Vespasiano e Santana do Riacho de acordo com o pactuado entre os municípios nas Reuniões de CIB’s e Câmaras Técnicas entre os Gestores de Saúde e Coordenações Técnicas dos municípios da Microrregião de Vespasiano, com alocação de Recursos do SUS Nacional.
O objetivo do Mutirão de Cirurgias Eletivas é auxiliar os municípios de todo o Brasil com demandas reprimidas de procedimentos cirúrgicos a esgotar ou amenizar as filas de esperas e demora no atendimento e realização destes procedimentos.
A Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa Santa tem como proposta junto ao prestador Santa Casa de Lagoa Santa a manutenção deste serviço para que o município não tenha demanda reprimida deste procedimento e atenda a demanda de toda a Microrregião  por meio de pactuação com os demais municípios.