IMPLANTES DENTAIS

IMPLANTES DENTAIS


O que são Implantes dentais?
Os implantes dentais são utilizados para recuperar um ou mais dentes perdidos . Eles são implantados no osso através de um procedimento cirúrgico relativamente simples e possibilitam a confecção de próteses sobre eles, reabilitando estética e funcionalmente (mastigação) o paciente.
Os implantes são fabricados com titânio, material biocompatível, ou seja, é muito bem aceito pelo nosso organismo.
Esta característica permite que ocorra a osseointegração, que é o processo pelo qual o implante é “abraçado” pelo osso.

Quem pode se beneficiar com esse tipo de tratamento?
O paciente que apresentar as características descritas a seguir poderá ser um candidato à reabilitação com implantes:
- Faltar um, mais que um ou até mesmo todos os dentes.
- Haja falta de estabilidade e retenção em sua prótese removível.
- Sua prótese não esteja confortável.
- Sua prótese não esteja esteticamente adequada.
- Sua prótese o deixe inseguro ou já lhe tenha causado algum problema (constrangimento).
- Haja dificuldade na mastigação dos alimentos.

Existe limite de idade?

Não necessariamente. É indicado  evitar a  instalação antes dos 15-16 anos ou até que o crescimento maxilar esteja completo. Quanto aos pacientes com idade avançadas não há nenhuma contraindicação, desde que não tenham nenhuma doença ou condição que desaconselhe esta terapia. Na verdade, os idosos são os mais favorecidos com a implantodontia.

O tratamento é doloroso?
Não. O procedimento cirúrgico é relativamente simples, feito sob anestesia local. O paciente recebe instruções de cuidados pós-operatórios e medicação adequada para termos uma recuperação tranqüila. Costuma-se dizer que é menos incômodo que extração dentária.

Quanto tempo dura o tratamento?
Para se obter osseointegração espera-se 3 a 4 meses quando os implantes foram instalados na mandíbula e de 5 a 6 meses na maxila (osso menos compacto). A confecção da prótese geralmente é concluída em 1 mês.
Este tipo de tratamento é relativo e específico para cada paciente. Em alguns casos o paciente pode ser reabilitado em um prazo de até 6 meses, já em outros em apenas 24 horas.

Existe rejeição?
O índice de sucesso obtido para implantes dentais é acima de  95%, o que o torna uma opção  previsível e segura.Para conseguir longevidade do tratamento devemos manter sempre uma higiene bucal adequada e retornar periodicamente ao dentista para as consultas de manutenção.

É um tratamento caro?  
Não. Em muitos casos é inferior ao tratamento de uma reabilitação convencional. O tratamento varia de acordo com o número de implantes necessários e o tipo de prótese a ser utilizada. O resultado obtido dependerá não só da técnica, mas da qualidade dos produtos empregados e da experiência do profissional que realiza o trabalho.
No entanto, a técnica é muito mais acessível em relação a épocas anteriores, em que a tecnologia empregada era exclusivamente importada e de alto custo.

Danilo Moura Resende
Cirurgião Dentista
Periodontia
Implantes Dentários