Aparelhos ortodônticos - 10 DICAS PARA VOCÊ TIRAR SUAS DÚVIDAS

Aparelhos ortodônticos - 10 DICAS PARA VOCÊ TIRAR SUAS DÚVIDAS


Você pergunta e a OdontoCenter responde
1) Quais são as vantagens do tratamento ortodôntico?
Melhora a estética do seu sorriso, melhora a comunicação, melhora a mastigação, melhora a higienização, melhora sua auto-estima, além, é claro, de evitar problemas como: dificuldade de falar, problemas na respiração, deglutição e na articulação temporo-mandibular (ATM)

2) Com qual idade devo colocar aparelho ortodôntico?

Não existe uma idade máxima para a realização do tratamento ortodôntico, a única observação é que no tratamento para os adultos, os cuidados com a gengiva devem ser especiais. A época ideal de se procurar um ortodontista é no começo da trocas dos dentes de leite pelos dentes permanentes.

3) Quanto tempo dura um tratamento ortodôntico?

Normalmente dura em torno de dois anos, podendo variar de acordo com cada cliente. Somente o Ortodontista após a avaliação inicial, poderá definir com precisão o tempo de cada tratamento.

4) Quais os tipos de aparelhos ortodônticos que existem?

Aparelhos fixos: permitem maior movimentação dos dentes, independente da colaboração do cliente.                                                                                                                              Aparelhos removíveis: são encaixados na boca, podem ser retirados pelo cliente ou pelo ortodontista

5) O tratameno ortodôntico é doloroso?

Quando o tratamento é planejado e executado por um profissional qualificado, não existem riscos maiores ao cliente. Geralmente ocorre algum desconforto no início do tratamento, pois é algo novo na boca e serão feitas movimentações mecânicas em seus dentes. Após o primeiro mês este desconforto deixa de existir.

6) Sempre é necessário extrair alguns dentes para realizar um tratamento ortodôntico?

Não. Somente são indicadas extrações quando não existe osso suficiente para acomodar todos os dentes. Após o estudo detalhado realizado pelo ortodontista é que o mesmo definirá se existe ou não necessidade de realizar alguma extração.

7) É muito caro realizar um tratamento ortodôntico?

Não. Por se tratar de um tratamento que irá proporcionar benefícios exclusivos, tanto para a saúde bucal quanto em sua estética, o tratamento ortodôntico é muito econômico para o cliente. Ainda, o tratamento pode ser pago através de pequenas mensalidades durante todo o tratamento.

8) Quantas consultas devem existir para realizar um tratamento ortodôntico?

O número de consultas depende de cada caso. Geralmente é realizada apenas uma consulta mensal com o Ortodontista durante o período de tratamento. Este prazo é para que o resultado dos ajustes realizados pelo Ortodontista possam ocorrer com maior eficácia, respeitando os limites biológicos.

9) Quais os exames devem ser realizados para iniciar um tratamento ortodôntico?

Por ser um tratamento extremamente delicado, exames iniciais são necessários para realizar um tratamento ortodôntico. O profissional sempre pede uma documentação ortodôntica para que o mesmo possa estudá-la, auxiliando-o no diagnóstico e planejamento do tratamento.

10) Que tipo de profissional devo procurar para realizar meu tratamento ortodôntico?

Sempre um cliente deve procurar um especialista em Ortodontia para realizar seu tratamento. É mais confiável e o resultado é muito mais seguro.