Política

Câmara entrega Moções de Parabenização 2013 à homenageados

Vereadores Roberto de Dalva, Juninho Fagundes, Dinággio e Robertinho cumprimentam Eduardo Faria pela medalha recebida.A tarde do dia 07/10 no plenário da Câmara Municipal de Lagoa Santa foi de muitas homenagens com a entrega das Moções de Parabenização 2013. Foram homenageadas diversas pessoas que desenvolveram trabalho especial para a população de Lagoa Santa.
A Câmara compartilha da mesma opinião de Vincent Van Gogh quando ele diz que “grandes realizações são possíveis quando se dá importância aos pequenos começos”, então vamos a elas:
O Reverendo Padre Alexandre Duarte de Araújo recebeu a medalha de moção das mãos do vereador Eduardo Faria, pela sua brilhante postura como administrador Paroquial no município. O vereador também prestou homenagem ao Pastor Paulo Reis de Oliveira, pelo trabalho de evangelização realizado na cidade.
O vereador Roberto Alves dos Santos foi quem entregou a medalha à Sra. Maria Tomázia dos Santos, pela sua ação missionária de evangelização e caridade. Logo depois a equipe de colaboradoras da Câmara, representada por Lizania - assessora da Presidência - entregou buquê de flores à homenageada. Roberto de Dalva também fez a entrega para a igreja Organização Missionária Evangélica Brasileira, representada pelo Pastor Gencerico Vieira, em homenagem ao transcurso do quadragésimo aniversário de sua fundação.
Já o vereador e presidente da Câmara, Roberto Emerenciano (Robertinho), fez a entrega da medalha de moção ao Sr. Nelson Heleno Murta Gomes, pela sua dedicação e incansável trabalho cuidando de Lagoa Santa, através do movimento “Pedalagoa”. O jovem Virgílio Cotoski Pacheco Maia, campeão mineiro de natação nos 100 metros costas e o Sr. Rafael Lemes Garcia, integrante da equipe de Defesa Civil de Lagoa Santa, também foram homenageados e receberam a medalha das mãos do Robertinho.
A moção de parabenização pelo brilhante trabalho à frente da Comunidade Terapêutica “Fazenda Vitória” do Sr. João Luiz Tadeu de Brito foi feita pelo vereador Antônio Carlos Fagundes Júnior. O vereador também fez a entrega da medalha ao Sr. Delio Rodrigues Barreto Junior, treinador de futebol em Lagoa Santa.
O professor Antônio Balbino - Diretor Municipal de Planejamento - também recebeu a medalha por sua excelente contrapartida em benfeitorias para o município, das mãos da vereadora Aline Aires de Souza.
E o vereador Pedro Paulo de Abreu Júnior entregou a medalha de moção ao Sr. Roberto Carlos Diniz, servidor municipal, pelos serviços prestados à frente do Serviço Funerário do município.
Os vereadores Carlinhos, Aline, Juninho Fagundes, Dinággio, Quintino, Juninho de Pedro de Lôro e Roberto de Dalva entregaram a mesma medalha ao vereador Eduardo Faria, por sua Diplomação junto aos Capelães do Instituto Nacional da Justiça de Paz e dos Juízes de Paz do Brasil.
Legenda da foto: Vereadores Roberto de Dalva, Juninho Fagundes, Dinággio e Robertinho cumprimentam Eduardo Faria pela medalha recebida.
 

Vereadores participam do lançamento do programa Melhor em Casa

O Serviço de Atenção Domiciliar chega em Lagoa Santa para substituir ou complementar o atendimento realizado em hospitais

Robertinho e os vereadores Dinággio Batista, Eduardo Faria e José Quintino Marques no lançamento do projetoNa tarde do dia 02 de outubro, o presidente da Câmara, Roberto Emerenciano (Robertinho) e os vereadores Dinággio Batista, Eduardo Faria e José Quintino Marques, foram ao auditório da Escola Municipal Dr. Lund, prestigiar o lançamento do programa de atendimento domiciliar, Melhor em Casa, da Prefeitura Municipal de Lagoa Santa.
O programa, que tem como objetivo melhorar a saúde da população na prevenção e no tratamento de doenças - e otimizar os recursos hospitalares - é definido pelo Ministério da Saúde como um modelo que substitui ou complementa o atendimento realizado em hospitais.
Representando o prefeito de Lagoa Santa, Fernando Pereira, o Secretário Municipal de Saúde, Fabiano Moreira, explicou que o Melhor em Casa é mais uma ferramenta disponível para aperfeiçoar o atendimento à população.
Robertinho reconhece a grandiosidade do programa - também conhecido como Serviço de Atenção Domiciliar - e parabeniza a Secretaria de Saúde em nome de todos os vereadores. “Estamos aqui para acompanhar e incentivar a implantação deste projeto que oferece um serviço tão diferenciado para o nosso município. Parabéns, secretário Fabiano Moreira, pelo empenho na implantação”, diz o presidente.
Leia mais...
 

Câmara aprova projeto “Empresa Amiga da Juventude”

Projeto de Lei do vereador Dinággio que assegura a contratação de jovens desempregados por empresas da região é aprovado em plenário

Vereador Dinággio, autor do projeto Empresa Amiga da Juventude“Empresa Amiga da Juventude de Lagoa Santa” é o nome do novo Projeto de Lei (nº 3.830/2013) de autoria do vereador Dinággio Evangelista, que dispõe sobre a concessão de incentivos municipais vinculados à contratação de jovens e adolescentes para o quadro de funcionários das empresas locais. Apresentado, foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Lagoa Santa na Reunião Ordinária do dia 08 de outubro.
Atento aos inúmeros problemas sociais que os jovens da região enfrentam, o vereador Dinággio fala sobre esta nova Lei, que assegura o ingresso dos jovens da cidade no mercado de trabalho. “Já que algumas empresas (pessoas jurídicas) recebem benefícios do município para se instalarem aqui, nada mais justo que também contribuam com o crescimento de Lagoa Santa, gerando emprego e renda para os nossos jovens”, explica Dinággio.
Sendo assim, empresas que recebem tais incentivos do Poder Público Municipal, ficam obrigadas a destinar - no mínimo - 10% das vagas para jovens na faixa etária entre 18 a 24 anos, residentes em Lagoa Santa - por no mínimo dois anos - e que ainda não possuam qualquer experiência no mercado de trabalho.
Leia mais...
 

Lagoa Santa pode ter um Governador do coração

Por Roberty Lauar
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


Nascido em 03 de Outubro de 1945, Alberto Pinto Coelho Junior, natural de Rio Verde no estado de Goiás é um dos expoentes da política no estado de Minas Gerais, desde quando nela ingressou em 1994. Atualmente exerce o cargo de Vice-Governador e preside o seu partido, o PP – Partido Progressista no estado. Na semana passada Alberto completou 68 anos de idade e vive um momento especial em sua carreira, que poderá ser coroada, ano que vem, quando completará 20 anos de atuação política, assumindo o mais alto cargo político do estado, o de Governador de Minas Gerais. Segundo se comenta, uma das hipóteses para que isto ocorra é a sua possível candidatura em chapa “Puro Sangue”, tendo o atual Presidente da Assembléia Legislativa, Dinis Pinheiro, hoje seu companheiro de partido, como candidato a vice ou, o mais provável, com a possível desincompatibilização do Governador Anastasia que deverá concorrer à uma vaga no Senado, Alberto assumiria a chefia do governo em seu lugar. Alberto é filho do Professor e advogado Dr. Alberto Pinto Coelho, mineiro de Manhuaçu e Dona Abigail, mineira de São Domingos do Prata, professora primária. Alberto seguiu os caminhos do pai que presidiu a Assembléia Legislativa de Goiás entre 1947 e 1948 e de herança deixou para o filho Alberto a habilidade, a ponderação, o gosto pela articulação política, a capacidade de trabalho, o amor pelos livros e o espírito público. Alberto é graduado em Administração de Empresas tendo acumulado mais de 30 anos de experiência no setor de Telecomunicações, sendo 27 deles em gestão de empresa estatal. Seus primeiros passos na política foram orientados pelo saudoso Embaixador José Aparecido de Oliveira. Político habilidoso; presidiu a Assembléia de Legislativa de Minas em 2009 tendo obtido 74 dos 77 votos possíveis. Algo que chama a atenção na biografia deste político extremamente afável é que exerceu quatro mandatos, sendo votado em 750 dos 853 municípios mineiros. Alberto Pinto Coelho tem fortes laços e influência política no município de Lagoa Santa e sempre disse em seus discursos que aqui é sua cidade do coração. Lagoa Santa agradece e deseja muitos anos de vida para o nosso futuro governador.

 

Diálogo aberto entre médicos e vereadores de Lagoa Santa

Reajuste no incentivo dos médicos do PSF será votado em Reunião Ordinária da Câmara

    Na tarde desta segunda-feira (16) médicos do PSF - Programa Saúde da Família - foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal de Lagoa Santa, Roberto Emerenciano e os vereadores José Quintino, Juninho Fagundes, Dinággio Evangelista e o Guilherme Garcia, assessor do também vereador Roberto de Dalva, para uma conversa informal e esclarecedora.
    O objetivo do encontro era promover uma discussão sobre o Projeto de Lei nº3.758/2013 em tramitação na Câmara, que trata do reajuste no incentivo dos médicos da atenção primária - SUS Lagoa Santa. Robertinho e os demais vereadores presentes na reunião fizeram questão de se posicionarem favoráveis ao projeto. “Neste caso eu não voto, mas como sou sempre franco e transparente quanto às minhas opiniões, não vejo porque não me manifestar. Sou favorável e acho justo que o corpo médico, que vem se mostrando atuante, recebam esta gratificação”, justifica o presidente, vereador Robertinho.
Leia mais...
 

Câmara pressiona e Prefeitura entrega obra no Aeronautas



Alunos voltaram às aulas com escola reformada

A estrutura física precária da Escola Municipal Herculano Liberato, no bairro Aeronautas, em Lagoa Santa, fazia parte da rotina dos quase 800 estudantes da instituição e era alvo constante de preocupação dos pais há anos. Isso até eles darem um basta, se organizarem, reivindicarem melhorias e compartilharem com o Legislativo a situação. Neste momento, a Câmara Municipal passou a trabalhar intensamente para assegurar que a obra, que já se arrastava, avançasse significamente e fosse concluída com mais sete dias.
Na segunda, 09 de setembro, a escola recebeu os alunos com uma série de melhorias: pintura nova, quadra reformada, novas portas e portões, extintores de incêndio. Os vereadores Juninho Fagundes, Eduardo Faria, Dinággio Evangelista e Roberto de Dalva foram representar a Câmara no dia de entrega da obra.
De uma forma geral, os vereadores concordaram que a reforma melhorou bastante a situação da escola, “mas vamos continuar cobrando e fiscalizando para que haja mais melhorias. A obra não foi concluída”, diz Roberto de Dalva. “Isto aqui é um paliativo. Ainda há muito o que se fazer e nós, vereadores, estamos aqui, trabalhando juntos, para garantir que a Prefeitura faça o papel dela”, ressalta Juninho Fagundes. “A pressão que todos nós fizemos fez com que as coisas acontecessem. Vamos continuar pressionando e lutando para que as melhorias aconteçam por toda cidade”, diz Eduardo Faria. “Nossa intenção é acompanhar o trabalho do Executivo de perto e ver a população ser beneficiada com isso”, explica Dinággio.
O vereador e presidente da Câmara, Roberto Emerenciano, estava em viagem no dia da reinauguração, mas destaca a felicidade em ver a reforma concluída e o quanto ele trabalhou junto da comunidade para pressionar que a Prefeitura resolvesse os problemas mais graves. “Visitei diversas vezes o espaço, mantive contato com os líderes comunitários do bairro Aeronautas e estive com eles durante todo o processo de demora das obras”, finaliza Robertinho.
 

Vereador Robertinho participa de encontro com Fernando Henrique

O presidente da Câmara Municipal de Lagoa Santa, Roberto Emerenciano (vereador Robertinho), esteve na noite de 25 de setembro em uma palestra com o ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso. Na oportunidade, os dois puderam conversar um pouco sobre o cenário econômico da região.
O evento reuniu cerca de 1.200 pessoas, entre outras personalidades políticas estavam presentes: o vice-prefeito de Lagoa Santa, Genesco Aparecido Neto; o vice-governador do Estado, Alberto Pinto Coelho; o Secretário de Estado, Danilo de Castro; o ex-prefeito de Belo Horizonte e ex-ministro, Pimenta da Veiga.
Robertinho fez questão de parabenizar a diretoria do Grupo Vitória da União - Jair Gonçalves Bastos Filho, Jader Nassif Gonçalves e Jeferson Nassif Gonçalves - pela organização do evento, que também marcou o lançamento de mais um empreendimento.
 

Agente Câmara chega em Lagoa Santa para tirar muitas leis aprovadas da gaveta

Fernando Pereira (Pref.Lagoa Santa), Vereador Robertinho e Carlos Moura Murta (Pref.Vespasiano) na solenidade de inauguração.Ideia pioneira do presidente da Câmara, Roberto Emerenciano, trará muitos beneficios à toda comunidade.
A população de Lagoa Santa ganhou na tarde de ontem (03) um importante instrumento para acompanhamento e fiscalização dos Projetos de Lei aprovados pelos vereadores: o Agente Câmara.
O idealizador do projeto, vereador e presidente da Câmara, Roberto Emerenciano, falou sobre suas fortes expectativas durante a inauguração. “Vou cobrar muito comprometimento e dedicação dos ‘Agentes Câmara’ para garantirmos o sucesso do departamento”, garante Robertinho. Rafaela Batista é uma das integrantes do grupo e fala com animação sobre o trabalho. “Tenho certeza que o projeto será um marco para a Câmara e para a cidade”.
Leia mais...
 

Programa Saúde da Família leva qualidade de vida ao Morro do Cruzeiro

Vereador Dinággio Batista no bairro Morro do CruzeiroDesde o início do seu mandato, o vereador Dinággio Evangelista Batista, vem trabalhando ativamente para que a população tenha melhorias na área da saúde, sobretudo, os moradores de bairros mais carentes da cidade. As diversas cobranças feitas por ele resultaram na implantação do PSF - Programa Saúde da Família - que levou atendimento médico digno para o bairro Morro do Cruzeiro.
Segundo Dinággio, eram muitas as queixas da comunidade sobre a dificuldade que eles enfrentavam para irem a uma consulta médica, por exemplo, pois o bairro é afastado, o transporte público não os atende com eficiência e o posto de saúde mais próximo estava no centro da cidade. Os relatos levaram o vereador a encaminhar essas queixas à Secretaria de Saúde, que conseguiu atender a população com a implantação de um posto no bairro - o que nunca havia acontecido antes. “Fico emocionado com esse atendimento médico no bairro Morro do Cruzeiro, e agradeço a Secretaria Municipal de Saúde”, reitera Dinággio.
A satisfação dos moradores também ficou clara quando o vereador e sua equipe retornaram ao Morro do Cruzeiro para conversar com a população sobre o serviço que ali está sendo prestado. Durante a visita foram muitos os depoimentos elogiando o PSF, que tem a família como objeto de atenção no ambiente em que vive, permitindo uma compreensão ampliada do processo saúde/doença. “A consulta é demorada, a médica examina tudo, quer saber de tudo e conversa muito. Achei muito bom!”, conta Cecília Gonçalves. O presidente da Associação do Bairro, José Roberto, confirma as benfeitorias e disse não ter nenhuma queixa do atendimento.
Dinággio garante que continuará fazendo essas visitas para que as questões do bairro possam melhorar ainda mais. “Meu objetivo aqui nesta visita é certificar que o melhor está sendo feito e que a população está recebendo uma saúde digna”, explica ele.  
O vereador faz questão de deixar um recado para a população: “As portas do meu gabinete estarão sempre abertas para receber os pedidos de ajuda. Saúde e educação são necessidades básicas, que devem sempre ser aprimoradas para atender melhor nossas comunidades”, conclui vereador Dinággio.

 

Precariedade da Vila Santa Helena preocupa vereadores

Vereadores Juninho Fagundes e Eduardo Faria com “Quinzinho”.Ruas esburacadas, esgoto a céu aberto, lixo e enchente. Estes quatro itens são apontados como o principal problema da Vila Santa Helena, local onde os vereadores Antônio Carlos Fagundes Junior e Eduardo Cunha Faria visitaram no dia 29 de agosto.
Segundo os vereadores, o bairro é alvo de reclamações e reivindicações antigas de dezenas de moradores e pessoas que transitam no local. “Fico muito chateado com o descaso e a falta de atenção do poder executivo com o povo. O bairro Santa Helena sofre muito com a falta de pavimentação e esgoto”, conta Juninho Fagundes.
A precariedade na região é tanta que se olharmos um mapa é possível notar a existência da rua Marcolino Cruz, mas ao chegar no local a realidade encontrada é outra. “ Na planta já tem, mas na verdade ela não existe, só o poste de iluminação nos indica que todo esse mato deveria ser uma rua”, explica Eduardo Faria.
Sr. Joaquim Bazílio, ex-vereador de Lagoa Santa, conhecido na região como “Quinzinho”, foi enfático ao dizer que em períodos de chuva as ruas ficam intransitáveis porque alaga tudo. “Todos nós que moramos aqui sofremos muito neste período”, conta Quinzinho.
Juninho e Eduardo estão desde março (2013) cobrando melhorias para a região e levarão este assunto ao plenário, onde pedirão apoio dos demais vereadores para que juntos, reiterem o ofício solicitando respostas e obras urgentes. “Estamos trabalhando junto com a população para trazer respostas. Já foram encaminhados várias solicitações (ofícios) para o Executivo, mas até o momento não obtivemos respostas”, afirma Eduardo Faria.

 


Página 1 de 4