A arte de receber bem

A arte de receber bem


Vai preparar um jantar para convidados? Confira algumas dicas simples de etiqueta, decoração e organização, e surpreenda os visitantes.

    Um jantar com a família ou entre amigos pode render boas risadas. Mas o encontro pode ficar ainda mais agradável se você investir em detalhes – como talheres bem dispostos, velas que boiam ou uma música de fundo – que fazem toda a diferença. E o melhor: não exigem muito trabalho.
    O guardanapo, por exemplo, pode ser usado de diferentes maneiras, seja de pano ou de papel. Uma sugestão é amarrá-lo com uma fita de cetim junto a um ramo de manjericão. “Além de deixar diferente, fica um aroma todo especial”, explica Renata Godoy, sócia-proprietária da Arte de Bem Receber, empresa de decoração e assessoria de festas, em Amparo (SP).
    Ao organizar os talheres, não exagere na quantidade deles. A ideia não é que os convidados se sintam à vontade? Então, não os constranja: três opções de cada lado do prato são suficientes. À direita, de dentro para fora, faca para carne, peixe e aperitivos. À esquerda, os respectivos garfos. Os talheres de sobremesa são colocados no topo do prato, um em direção oposta ao outro. Já os copos vão do lado direito, acima das facas, na seguinte ordem, segundo Renata: para água, vinho tinto e champanhe.
   Se a festa for para muitas pessoas, pode ser útil usar recursos que identifiquem os lugares ou os copos de cada um. Para o de lugar, o nome do convidado pode vir escrito em um papel rústico colorido e amarrado com um cordão junto aos talheres, por exemplo. Entre os marcadores de copo, opções já prontas com ventosas que aderem à superfície lisa são boa pedida.
Se for utilizar velas na mesa, deixe os castiçais de lado, a fim de aumentar o espaço na mesa. Recorra a pequenos potes de vidro, encha-os com água e coloque velas para boiar. “Dá para tingir a água com uma cor que combine com o restante da decoração”, sugere Renata.
    As flores trazem vida à mesa, mas, muitas vezes, não há espaço suficiente nem para um pequeno arranjo. Nesse caso, simplifique. Uma rosa ou tulipa no lugar de cada visitante está de bom tamanho. Apenas tome cuidado com as flores de fragrância forte (lavanda, jasmim, cravo) para não interferir nos aromas do vinho e da comida.