Cozinhas merecem boas idéias

Cozinhas merecem boas idéias



Com inúmeras possibilidades, desde mudanças estruturais, até a decoração com pequenos objetos, a cozinha tornou-se um lugar para reunir familiares e receber amigos. O espaço agora é um ambiente social das casas modernas, tão importante como a sala de estar.
Alguns truques podem ser usados para aumentar o tamanho das cozinhas e aproveitar da melhor forma o espaço, já que a falta ou excesso de móveis pode deixar um ambiente com um aspecto pouco acolhedor ou nada funcional, é crucial que a metragem do espaço seja bem estudada ao determinar a decoração. Seja sua cozinha integrada ou não, todos os cantinhos podem ser úteis para colocar os acessórios que você precisa, e é isso que você deve ter em mente na hora de pensar no projeto.
Outro fator a ser definido é o estilo do espaço: rústico, moderno, enfim, opções não faltam. Basta determinar e analisar o que combina mais com o restante da casa e com as necessidades dos moradores. Uma boa opção para quem não quer mudar muito o local, ou gosta de fazer modificações de acordo com as novas tendências, é investir em objetos. Focar em alguns objetos novos e não exatamente na cor da cozinha ou móveis mais caros, pois isso é possível modificar a decoração sem muitos gastos. Abuse de cores claras, que iluminam e ampliam o ambiente. Cores fortes podem e devem ser utilizadas em detalhes. Cores e revestimentos é uma ótima solução para decorar e dar personalidade à cozinha sem ocupar espaço. Detalhes em pastilhas, como listras horizontais acompanhando a bancada ou adesivos nas paredes são outras opções.
Utilize pisos com peças grandes ou junta seca. Isso ajuda a ampliar, ao contrário de peças pequenas, que tem efeito de divisórias, achatando o ambiente. Revestimentos mais nobres podem fazer toda a diferença e se a idéia é integrar ambientes como a cozinha e a sala, utilizar o mesmo piso em ambos pode ser a solução.
Importante é focar no funcional, ou seja, utilizar e deixar no espaço tudo o que é realmente necessário, até porque a cozinha deve ser um espaço que permita a fácil circulação. A iluminação também merece uma atenção especial, principalmente em bancadas e demais partes do ambiente onde irá preparar a comida.
Vírginia Márcia Salomão Staut - Casa Patrícia