Renovação do Conselho da Apa Carste de Lagoa Santa – MG

Renovação do Conselho da Apa Carste de Lagoa Santa – MG


Por Flávia Rossi
Secretária Executiva do Conselho da APA Carste Lagoa Santa

Nesta quarta feira, dia 11 de julho, foi renovada a posse do Conselho Consultivo  da APA Carste de Lagoa Santa. 
O conselho conta com 28 instituições que representam os diversos seguimentos sociais que atuam na região: - associações, sindicatos, ONGs ambientalistas, museus, seguimento do turismo, mineradoras da região, órgãos públicos estaduais e a universidade federal, além dos secretários de meio ambiente dos 5 municípios que compõem a APA: - Lagoa Santa, Confins, Pedro Leopoldo, Matozinhos e Funilândia.
Este conselho foi instituído pela portaria nº 21 de 10 de março de 2010, do Presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio e agora teve seu mandato renovado por mais 2 anos, atendendo determinação do regimento interno.
A cerimônia foi aberta pelo Sr. Ricardo Barbalho, chefe da APA Carste e Presidente do Conselho, que falou da importância de se consolidar a democracia no Brasil através da participação efetiva  em conselhos. Disse que sua gestão é aberta e que já conta com a colaboração do conselho na avaliação e crítica construtiva dos pareceres dados por ele.       
A reunião contou com a presença do coordenador da CR-11 Mário Douglas Fortini. O coordenador  falou da importância da boa gestão da APA Carste, uma área com imenso patrimônio natural, espeleológico, histórico, cultural e arqueo-palenteológico, tão próxima da região metropolitana da capital e portanto sofrendo grande pressão antrópica.
O Presidente da Câmara dos Vereadores de Lagoa Santa, Sr. Joaquim Rufino, também prestigiou o evento. E em sua fala ressaltou a importância do cuidado com a natureza.
Durante a reunião,  o Prof. José Eugênio Côrtes, professor do Depto de Biologia do ICB, que representa a UFMG, como conselheiro titular apresentou o proposta de decretação da APA Carste como Sítio Ramsar,  “convenção internacional de áreas úmidas”.  O professor agradeceu aos membros do conselho a colaboração no preenchimento do questionário exigido pela convenção Ramsar, e disse que a APA tem grandes chances de se tornar um Sítio Ramsar, pois atende a 4 das 10 exigências da convenção.