Uma horta orgânica em sua casa

Uma horta orgânica em sua casa


Foto: DivulgaçãoEm qualquer que seja seu espaço
Nossas avós costumavam ter no quintal uma pequena horta de temperos e algumas hortaliças.
Alimentos frescos para a mesa da família, produzidos em casa.
Quando criança, muitos de nós acompanhavam nossas mães ao mercado onde havia uma banca que vendia mudinhas diversas, das hortaliças às plantas para colocar no pomar e jardim.
Com o tempo caiu em desuso e com a facilidade de compra em supermercados e feiras livres espalhadas pela cidade, aliadas ao grande aglomerado de edifícios, “cultivar em casa” não se usava mais.
Agora, voltando às origens, as pessoas descobrem novamente o prazer deste hobby.
Para ajudá-los, elaboramos uma série de artigos, tais como o preparo do solo do canteiro, substrato para jardineiras, adubação e tratamentos contra pragas ecologicamente corretos. Para você fazer e manter uma horta orgânica de “responsa”.

Horta orgânica.
O que é Orgânico?

Esta palavra está acompanhando muitos rótulos de alimentos e por vezes nos perguntamos se será moda ou propaganda para vender. Podem até ver que os produtos assim rotulados são mais caros, refletindo um gosto mais apurado do consumidor, que deverá arcar com este ônus.
Na agricultura orgânica, a observação da natureza e as pesquisas formaram conceitos e indicações de procedimentos, procurando reproduzir o que acontece naturalmente na natureza quando não há intervenção de humanos.
Nos campos não há uma espécie somente e a diversidade encontrada é o que se tenta reproduzir, evitando a monocultura.
Também não se cultiva a mesma planta sempre no mesmo lugar.
É recomendado trocar a produção de folhosas por tubérculos ou por leguminosas.
Por exemplo: onde você produziu alfaces, poderá na cultura seguinte escolher cenouras ou então ervilhas e feijão-vagem.
As leguminosas têm capacidade de ajudar na fixação do nitrogênio no solo, beneficiando as outras culturas seguintes. Produzir alimentos de forma orgânica significa não usar defensivos agrícolas contra moléstias e pragas de lavoura...
Continua na próxima edição...