Máquina de Escrever (a vovó dos computadores)

Máquina de Escrever (a vovó dos computadores)


Máquina de escrever mecânica - Pesada para datilografarQuem nasceu em meados da década de 90 provavelmente não usou e dificilmente usará a famosa máquina de escrever, a evolução da tecnologia está tão rápida que em poucos anos este belo invento cairá totalmente no esquecimento.

Criado em meados do século XVII, a máquina de escrever foi amplamente utilizada e não faz tanto tempo que esse instrumento foi aposentado. Ao longo dos anos de uso, a máquina de escrever foi adaptada para que a escrita fosse facilitada e até mesmo para que a força empregada na digitação fosse diminuida, com o lançamento da máquina de escrever elétrica. Eram instrumentos muito uteis para as secretárias, utilizados para preenchimento de fichas e documentação formal.

Máquina de escrever mecânica - Mais leve para datilografarA máquina de escrever brasileira
A invenção de um dispositivo mecânico de escrita no Brasil é atribuída ao padre Francisco João de Azevedo, nascido na Paraíba do Norte (atual João Pessoa) em 1827 e falecido em 1888. Professor de Matemática do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, integrante de uma família em que existiam mecânicos, construiu um modelo de máquina de escrever que apresentou na Exposição Agrícola e Industrial de Pernambuco em 1861, e na Exposição Nacional do Rio de Janeiro, em fins do mesmo ano, sendo premiado com a Medalha de Ouro.

Máquina de escrever elétrica - O mais próximo que tivemos de um teclado de computadorDispositivo criado pelo padre brasileiro, cujo projeto foi roubado em 1868 por Christopher Latham Sholes e readaptado para o atualmente reconhecido padrão QWERTY, (layout de teclados atualmente mais utilizado em computadores e máquinas de escrever), que ele apresentou como se fosse seu.
    Francisco João de Azevedo faleceu sem completar o seu sonho: patentear sua invenção. “O invento do brasileiro porém já era bastante conhecido no Brasil, tanto que os primeiros cursos de datilografia no Brasil exibiam na parede retratos do padre e tornou-se o patrono nacional da máquina de escrever.”

Um dos primeiros modelos de máquinas de escreverVocê Sabia:

O 1º modelo industrial de máquina de escrever foi inventado por Remington (1873) e foi aperfeiçoado por diversas firmas.

Em 1920 a IBM lançou o 1º modelo de máquina Elétrica fabricada em série.

Em 1961 a IBM substituiu o tradicional sistema de barras e carro móvel pelo sistema de esfera móvel ( que contém os caracteres ), que se desloca com sua fita de impressão ao longo de um trilho paralelo ao rolo de papel.

Essa inovação foi seguida da roda porta-caracteres chamada “margarida” e, mais recentemente, dos sistemas de transferência térmica que equipam, com freqüência, as máquinas eletrônicas atuais.

Fonte: wikipedia.org