ASSIM-Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Vetor Norte/BH

ASSIM-Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Vetor Norte/BH


Jair Sá Motta ladeado pela funcionária Patrícia Leite e o executivo da Assim Renan AlvesFoi fundada em 18 de março de 2009, através da iniciativa de uma série de empresários do ramo imobiliário de Lagoa Santa e tem como finalidade a congregação e união de esforços comuns de empresas associadas para administrar, vender e alugar imóveis, efetuar estudos, coordenar e representar seus associados, colaborar com poderes públicos e lutar pelos interesses e solidariedade de todas as empresas construtoras, prestadoras de serviço, incorporadoras, imobiliárias e administradoras do Vetor Norte, congregando atualmente 10 empresas associadas.
Valores da ASSIM: promover amplo debate acerca da capacitação profissional, estimular o intercâmbio de conhecimento e parcerias entre as imobiliárias. Estreitar o relacionamento, fortalecer os laços entre relevantes instituições representativas do sistema. Colaborar com os Poderes Públicos e com organizações do setor imobiliário. Representar junto aos órgãos competentes da administração direta e indireta, os interesses da associação e de seus associados. Prestar assessoria técnico-profissional, zelar pela ética profissional, contribuir para a valorização do setor, defender o desenvolvimento ambiental sustentável, etc.
Objetivo Institucional da ASSIM: Apoiar a adoção de medidas que tenham como objetivo a diminuição dos efeitos negativos produzidos pela urbanização desordenada, buscando ações e investimentos em infraestrutura, capazes de dar sustentabilidade ao crescimento do Vetor Norte.

Capacitação Técnica
Segundo Jair Sá Motta, Presidente da ASSIM, o principal objetivo da Associação é o de qualificar os associados para uma prestação de serviços cada vez melhor. É frustrante ver que 70% das imobiliárias que atuam em Lagoa Santa se encontram sem regulamentação junto à Prefeitura e algumas sequer têm credenciamento junto ao “CRECI” para atuar. A ASSIM também trabalha para oferecer “Cursos de Avaliação Técnica” aos seus associados ou não, visando trazer para os profissionais da área imobiliária os procedimentos corretos para a avaliação de imóveis. Jair Sá Motta entende que houve uma queda nas vendas de imóveis e credita essa queda, em parte, ao alto preço, quase sempre respaldado por avaliações fora da realidade e sem embasamento técnico. E o pior é que há indícios que algumas empresas fazem avaliações acima do valor de mercado para se beneficiar na hora de vender seus próprios empreendimentos. Sobre o momento especial vivido pela expansão do Vetor Norte, diz que a construção de um Shopping Center nas imediações da cidade ajudaria bastante na fixação das famílias que procuram o mesmo conforto que têm na capital e que tem integrantes que trabalham por aqui. Jair lembra que a Lei de Uso e Ocupação do Solo melhorou muito e que o diálogo da Prefeitura com a Câmara tem sido melhor. O acréscimo de algumas emendas à Lei do Uso do Solo que está em tramitação na Câmara Municipal irá contribuir decisivamente para atrair novos investimentos, respeitando é claro, o meio ambiente e a vocação de Lagoa Santa. Jair informa que o saudoso presidente, Ricardo Horta, falecido recentemente, em trabalho junto à Prefeitura e a Câmara Municipal, contribuiu decisivamente para que o projeto da Nova Acadêmico fosse aprovado por unanimidade pelos Vereadores, proporcionando uma obra de infraestrutura tão necessária à cidade. Jair Sá Motta diz que a ASSIM está em processo de implantação do “SELO DE QUALIDADE”, que atestará a qualificação técnica das empresas, a disponibilização de assessoria Jurídica, o trabalho de despachante, a padronização das comissões e o mais importante: a venda imobiliária com contrato de exclusividade, o que permite assistência melhor aos proprietários e compradores de imóveis. Jair termina, deixando um convite: ainda neste semestre a ASSIM patrocinará o “SALÃO IMOBILIÁRIO” com Fórum de debates, palestras e com a presença de outras importantes Associações em data que será divulgada posteriormente. Neste momento a ASSIM tem como projeto, maior interlocução junto à Prefeitura para derrubar barreiras e diminuir burocracias na área imobiliária.