Profissionalização no Mercado Imobiliário

Profissionalização no Mercado Imobiliário


O mercado imobiliário passa pela melhor fase de muitos anos.
Via de regra, ao longo dos anos, só se conseguiu atender as camadas sociais mais abastadas, sendo que as demais sempre ficavam à margem.
Pela primeira vez existe uma política econômica estável, com uma valorização do poder de compra das classes menos favorecidas, uma estrutura bem formalizada nos crescimentos, com a inflação do País controlada e com perspectiva de melhoras nos próximos anos.
Hoje, estamos entrando na melhor era do mercado imobiliário, com a política econômica e a inflação controladas, um projeto econômico focado na habitação popular (Minha Casa Minha Vida), com taxas de juros reais favorecidas para atender estes programas e possibilitando a uma camada social, que até então não tinha como comprar seu imóvel, adquiri-los.

A conseqüência direta disto é a entrada de novos participantes no sistema, através de fusões, de aberturas de capitais e de partners (parceiros) estrangeiros que vêm em busca de novos mercados.
Com o mercado mais seguro que o de outros países, e com o mercado consumidor potencial imenso, que representa riscos menores, os investidores aumentaram e com isso o mercado imobiliário evolui.
Com a competitividade de um mercado mais ativo, aumentaram também a eficiência e eficácia de seus participantes, necessárias para atender as novas exigências de mercado. Surgem profissionais mais capacitados, com uma visão mais ampla e conhecimentos mais profundos, além, é claro, de se ter nas equipes tomadores de decisão mais bem preparados.

A capacitação profissional passa a ser primordial e, mais do que isso, torna-se necessária para o crescimento de um grupo.
É preciso saber escolher bem um terreno, realizar uma pesquisa adequada para ver a vocação do mesmo, que tipo de produtos e projetos ele poderá receber, bem como desenvolver uma campanha de marketing adequada para no lançamento imobiliário do mesmo contribuir para que as vendas sejam um sucesso, e que isso não seja resultado do acaso, mas sim de um planejamento, essencial no mercado imobiliário.

Grandes organizações investem hoje em seus profissionais, com treinamentos em salas de aulas próprias, e oferecendo cursos de pós-graduação (MBAs, cursos de especialização etc.).
Importante saber que num mercado que provavelmente crescerá de 10% a 20% nos próximos anos, profissionalizar ou não suas equipes será a diferença entre fracassar ou não.
Além disso, quando o mesmo se expressar, deve saber o que falar e sobre que aspecto, qual mensagem passar e qual meio de comunicação utilizar.
Enfim, o mercado imobiliário continua como existiu no passado e como existirá no futuro. O que mudou e muda a cada dia é o profissional que atuará nele!