Exposição imperdível da Artista Plástica Vera Z

Exposição imperdível da Artista Plástica Vera Z


A artista plástica Vera Z., trocou BH pela beleza de Lagoa Santa no intuito de desenvolver seu trabalho com mais tranqüilidade e harmonia junto as paisagens belíssimas da Serra do Cipó. Apesar de ter nascido no interior de São Paulo, na cidade de Garça, a artista veio para Minas onde a arte tomou reforço e maior sentido na sua vida. Inicialmente formada em Serviço Social e pós graduada em Políticas Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, a arte sempre esteve presente em sua vida. Segundo a artista as tias e sua mãe se reuniam nos fins de semana para tecer, costurar, bordar e pintar. “E neste ambiente criativo foi impossível não se deixar contaminar.” Porém, foram necessários alguns anos e a vivência em uma área totalmente diferente das artes para que viesse à tona toda criatividade e fazer artístico.

Seus estudos em artes plásticas tiveram como ponto de partida o Ateliê do ceramista Marcílio Figueiredo em Belo Horizonte, onde permaneceu aproximadamente três anos frequentando suas aulas (2006-2009). Posteriormente cursou na Escola Guignard com a também ceramista e professora Lorena D’arc o curso Livre de Cerâmica (2009). Em 2010 inicia estudos com a artista plástica Patrícia Viso começando uma nova trajetória em suportes como a pintura, a gravura, o desenho, a fotografia, o vídeo, a instalação e a performance.

Vera Z. já realizou exposições na Câmara Municipal de Belo Horizonte na Galeria Guimarães Rosa e na Galeria X – Espaço e Multimídia também na capital mineira. Suas obras podem ser vistas na Fin’art Galeria de Arte em São Paulo capital e na Aguinaldo Art Galery na Savassi em Belo Horizonte.

No dia 14 de abril às 10h realiza sua primeira exposição em Lagoa Santa intitulada “Flores em Você?” na Jardins & Sabores depois de retornar de Paris onde finalizou seu mais novo projeto que será apresentado ainda este ano. Para a exposição Flores em Você? a artista preparou uma série de painéis de grande dimensão (2,60 X 1,10) onde ao representar figuras que remetem a flores, discute as várias formas que podem ser vistas dependendo de quem vê: “Podem ser flores, espirais ou simplesmente cores disformes, diluídas em sombra e luz.” A curadora da exposição, Patrícia Viso, acredita que o tema central dessa série reside em algo básico: “Se ao ver as pinturas enxergamos flores e se o título da exposição é Flores em você?, estamos trabalhando com algo que já nos foi sugestionado. Fica difícil ver sombras, luz e cores diluídas. É um desafio ao olhar, ver, entender e sobretudo adentrar na subjetividade dos sentimentos do artista. O óbvio esconde sensações que a visão às vezes é incapaz de captar. Além disso, as flores são a parte reprodutiva das plantas, onde tudo se multiplica e deixa de ser um único elemento para ser vários, porém, sempre o mesmo: Flores.”

Local da exposição
JARDINS & SABORES
Rua Professor Raimundo Correia, 35 - Joana D’Arc - (31) 3681-6402
(vire a direita após a Drogaria Araujo)
Data: Sábado, 14 de abril de 2012
Horário: A partir das 10:00h
Informações:
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
www.sites.google.com/site/verazvz
www.verazvz.blogspot.com