Titane grava DVD baseado nas manifestações culturais populares do Campo das Vertentes

Titane grava DVD baseado nas manifestações culturais populares do Campo das Vertentes


Dirigido por João das Neves, espetáculo será gravado ao vivo em DVD no Palácio das Artes, dia 10 de abril, com entrada franca
Após seis anos, desde sua estréia, o espetáculo Titane e o Campo das Vertentes será gravado em DVD em Belo Horizonte, dia 10 de abril, às 21 horas, no Palácio das Artes.
Durante seu percurso, o show contou com a participação de um grupo, formado por alunos de oficinas ministradas pela cantora das cidades de Oliveira, Divinópolis, Itapecerica e Belo Horizonte. Nas oficinas, além de experiências práticas e técnicas, o participante teve contato com um impulso criativo que lhe é próprio e que vivencia exclusivamente através da arte, reflexões e percepções sobre a realidade em que está inserido.
Selecionados, os artistas em formação do interior e da capital integraram a base de um coro cênico-musical, que rompe com a tradição européia de coral ao atuar e ocupar o espaço cênico enquanto canta, dança e ressoa instrumentos de percussão. O espetáculo é, portanto, o desdobramento prático das oficinas.
Campo das Vertentes
Não por acaso a cantora Titane selecionou a cultura da região do Campo das Vertentes para compor este trabalho. Natural da cidade de Oliveira, com 30 anos de carreira, recém completados, a artista conhece a riqueza da cultura local tanto quanto reconhece as dificuldades para emplacar um trabalho artístico fora da capital. Ao conceber o espetáculo Titane e o Campos das Vertentes, segundo a cantora, o objetivo é “dialogar diretamente com a experiência típica dessa região, especialmente do congado, primando pela valorização da cultura local.”
O show
O espetáculo Titane e o Campo das Vertentes é inspirado nas manifestações culturais populares do interior de Minas, notadamente o Congado, os folguedos e reisados, que são contrapostos à superficialidade das relações humanas existentes hoje nas grandes metrópoles. Esse contraste entre sagrado e profano, ancestral e contemporâneo, interior e capital é uma tônica constante deste trabalho desenvolvido pela cantora e pelo diretor João das Neves. A preparação corporal é com Irene Ziviani e preparação musical de Titane.
As músicas e poesias do show pertencem a uma já consolidada geração de artistas de Belo Horizonte: o compositor e instrumentista Sérgio Pererê e o poeta e compositor Makely Ka. Durante grande parte da apresentação, a cantora divide o palco com o coro cênico-musical composto por cerca de 30 vozes. Em momento solo, Titane entoa canções de Chico César e das parcerias consagradas entre João Bosco e Aldir Blanc e entre Chico Buarque, Tom Jobim e Vinícius de Moraes.
A preparação corporal é com Irene Ziviani; preparação cênica com João das Neves e Preparação musical com Titane e Sérgio Pererê.
Legado
Patrocinado pelo Fundo Nacional de Cultura (FNC) do Ministério da Cultura, a gravação do espetáculo em DVD é um reconhecimento à cultura produzida em Minas Gerais, uma forma de registro e preservação da cultura e memória do interior de Minas Gerais.
O show, que estreou em 2006 no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, com a presença de grande público, passou por uma temporada no Teatro Tom Jobim, Rio de Janeiro em 2010, depois de circular pelo interior de Minas - Ipatinga, Itabira, Divinópolis, Brumadinho, Bom Jardim de Minas (MG); e interior do Rio de Janeiro - Itaguaí e Paraíba do Sul.


Gravação de DVD Titane e o Campo das Vertentes
Local: Palácio das Artes - Grande Teatro
Endereço: Av. Afonso Pena 1.537, Centro - Belo Horizonte/MG
Data: 10 de abril, terça-feira às 21h
Classificação etária: livre
Entrada franca: retirada de ingressos na bilheteria do Teatro
Mais informações: (31)9358-4946 ou no www.titane.com.br