Chef Vânia Dias


TORTA DE BACALHAU



Ingredientes:
• 3 cebolas picadas
• 2 dentes de alho amassados
• 1 xícara (chá) de azeite
• ½ kg de tomate picado
• 1 xícara (chá) de cheiro verde picado
• Sal e pimenta a gosto
• 500 g de bacalhau dessalgado e desfiado
• 6 ovos
• 3 colheres (sopa) de maisena
• Azeite para untar
• 50 g de queijo parmesão ralado para polvilhar
• Azeitonas verdes para decorar

Modo de preparo:
Refogue a cebola e o alho no azeite. Acrescente o tomate, o cheiro verde e tempere com sal e pimenta a gosto. Junte o bacalhau e refogue por 5 minutos. Retire e deixe esfriar. Bata os ovos, adicione a maisena e sal a gosto. Despeje metade dessa mistura no bacalhau e reserve a outra metade. Coloque o bacalhau em um refratário untado com azeite e cubra com o restante da mistura de ovos. Polvilhe o parmesão e leve ao forno preaquecido, por 30 minutos. Decore com azeitonas e sirva.
 

SOUFLÊ DE BANANA



SOUFLÊ DE BANANA

Tempo de preparo: 35 min | Rendimento: 8 porções


2 bananas nanicas
1 colher (sopa) de suco de limão
2 gemas
5 colheres (sopa) de açúcar
½ pote de iogurte natural
1 pitada de noz moscada
½ colher (chá) de canela em pó
2 fatias de pão de forma
2 claras em neve
Margarina para untar
Rodelas de banana para decorar

Modo de preparo:

Amasse as bananas com um garfo e adicione o suco de limão. Bata as gemas, o açúcar, o iogurte, a noz moscada e a canela. Tire a casca de pão de forma e pique miúdo. Acrescente a mistura de gemas. Incorpore delicadamente às claras e despeje em uma forma de 20 cm de diâmetro untada. Leve ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos. Decore com as rodelas de banana e sirva em seguida.
 

PANQUECA DE AVEIA



PANQUECA DE AVEIA


Tempo de preparo: 40 min | Rendimento: 6 porções

½ xícaras (chá) de leite
2 claras
4 colheres (sopa) de aveia em flocos
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
Sal a gosto
1 colher (chá) de azeite

Recheio:
200 g de cream cheese
1 colher (sopa) de salsa picada

Molho:

1 cebola picada
3 tomates sem pele e sem semente picados
2 colheres (sopa) de pimentões vermelhos picados
1 colher (sopa) de manjericão fresco picado

Modo de preparo:
No liquidificador, bata o leite, as claras, a aveia, a farinha e o sal. Unte uma frigideira com o azeite, coloque um pouco da massa e doure dos dois lados. Retire e repita a operação com o restante da massa. Para o recheio, misture o cream cheese e a salsa. Em uma panela, junte todos os ingredientes do molho, misture e leve ao fogo por 10 minutos. Coloque o recheio nos discos de massa e enrole. Cubra com o molho e leve ao forno, preaquecido, até dourar. Sirva em seguida.
 

Croissant de Presunto e Queijo

Ingredientes:
1 receita de massa para croissant
12 triângulos de presunto defumado cortado fino
1 xicara (chá) de queijo tipo suíço ou prata ralado
Cebolinha verde picada
2 colheres (chá) de páprica picante
Manteiga para untar
Farinha de trigo para polvilhar
1 ovo batido

Massa de Croissant:
Dissolva 20g de fermento para pão em 2 colheres (sopa) de leite morno. Misture 2 colheres (sopa) de farinha de trigo e deixe crescer até dobrar de volume. Ponha 2 xicaras (chá) de farinha de trigo em uma mesa. Faça uma cova no centro e despeje 1/2 xicara (chá) de leite, ½ colher (chá) de açúcar,1/2 colher (chá) sal, 1 ovo, 1 clara e a massa fermentada. Trabalhe até formar uma massa leve e uniforme; deixe-a coberta de um dia para o outro. Depois abra-a com o rolo em mesa enfarinhada até ficar com 0,5 cm de espessura. Espalhe 3 colheres ( sopa) de manteiga sobre a massa e dobre-a ao meio; dobre-a e torne a abri-la com o rolo várias vezes, até toda a manteiga ser absorvida. Deixe descansar por 10 minutos e repita a operação para adicionar mais 3 colheres(sopa) de manteiga. Deixe descansar por 10 minutos.

Modo de Preparo:

1. Divida a massa em dois discos de 25cm de diâmetro cada. Corte cada um em 6 triângulos.


2. Sobre cada parte ponha 1 triangulo de presunto, queijo, cebolinha e páprica. Enrole a partir da parte mais larga, cuidando para que o recheio fique bem preso.Dobre as pontas.


3. Arrume os croissants sobre formas untadas e polvilhadas, deixando espaço entre um e outro. Coloque-os em local abrigado, cobertos com um pano umedecido e deixe dobrar de volume. Aqueça o forno a 200°C, pincele os croissants com o ovo e asse por 20 minutos ou até que fiquem dourados.
 

Sanduíche Jararaca



Ingredientes:
200 g de lingüiça fresca
500 g de repolho
10 g de mostarda Dijon
10 g de mostarda Hermer
100 g de maionese
Vinagre de vinho tinto comum
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo
Corte o repolho em fatias fininhas, só aproveitando os talos mais tenros. Não lave nem antes e nem depois de cortar. Basta retirar as folhas feias e manchadas. Tempere mexendo bem delicadamente e sirva no pão de sua preferência com a lingüiça. Se quiser pode guardar o repolho cortado, sem tempero, de um dia para o outro na geladeira, em vasilha plástica.
 

Camarão na Moranga



Ingredientes:

1kg de camarão tamanho médio
1 Moranga
1 Concha pequena de sal
½ Xícara de azeite de oliva
2 cebolas picadas
1 dente de alho
6 tomates sem pele
1 pimenta vermelha picada
½ xícara (chá) de salsa picada
1 cubo de caldo de galinha
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
1 colher (sopa) de catchup
2 vidros de requeijão
Pimenta do reina e sal a gosto

Modo de preparo
Escolha uma moranga, lave-a, abra uma tampa e limpe-a por dentro. Coloque-a num panelão com água e uma concha pequena de sal. Deixe mais ou menos 20 minutos em fogo forte. Logo depois que a água levantar fervura, a moranga deverá estar quase cozida, mas ainda consistente. Tire-a do fogo e reserve. Faça o pré-cozimento rápido dos camarões e descasque-os tirando os filés. Refogue-os com azeite de oliva, cebolas picadas, alho espremido, sal e pimenta a gosto. Deixe os camarões ficarem bem dourados. Acrescente os tomates, a salsa, o caldo de galinha, o extrato de tomate e o catchup. Mexa com uma colher de pau por mais ou menos 15 minutos para cozinhar is camarões. Quando estiverem cheirando bem e o caldo estiver grosso, retire do fogo. Coloque então, um vidro de requeijão no camarão já com molho. Forre o fundo da moranga com o outro vidro de requeijão. Coloque o camarão já pronto dentro da moranga e leve-a ao forno, previamente aquecido, por 15 minutos para gratinar.
 

Pamonha na travessa



Ingredientes:

3 latas de milho verde escorrido
2 xícaras (chá) de açúcar
1 vidro de leite de coco (200 ml)
2 ovos
2 colheres (sopa) de margarina
1 pitada de sal
½ xícara (chá) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
Margarina para untar
Açúcar e canela em pó para polvilhar
RECHEIO
2 xícaras (chá) de goiabada cremosa pronta

Modo de Preparo:
No liquidificador, bata o milho, o açúcar, o leite de coco, os ovos e a margarina até ficar homogêneo. Adicione o sal, a farinha, o fermento e bata até ficar cremoso. Despeje metade da massa em um refratário médio untado, espalhe a goiabada e cubra com a outra metade da massa. Leve ao forno médio, pré aquecido, por 20 minutos ou até que ao enfiar um palito, ele saia quase limpo. Polvilhe com açúcar e canela antes de servir.
 

Rocambole de Carne encapado



Ingredientes:

1,2kg de carne moída
1 ovo
1 pacote de creme de cebola
1kg de batata cozida e espremida
Sal e pimenta do reino a gosto
1/3 de xícara (chá) de leite
2 colheres (sopa) de farinha de tribo
100g de presunto em fatias
150g de queijo mussarela em fatias
Margarina para untar
Modo de Preparo:
Misture a carne moída, o ovo ligeiramente batido com um garfo e creme de cebola até dar liga. Modele um rocambole e coloque sobre uma assadeira untada. Leve ao forno médio preaquecido, por 30 minutos coberto com papel alumínio. Em uma panela, cozinhe as batatas em água e sal por 20 minutos ou até amaciar. Passe ainda quente pelo espremedor e misture com o leite, a farinha, sal e pimenta até obter um purê consistente. Retire a assadeira do forno e descarte o alumínio. Espalhe as fatias de presunto sobre o rocambole e por cima as fatias de queijo. Cubra todo o rocambole com o purê, usando uma espátula para alisar e volte ao forno por mais 20 minutos ou até dourar. Transfira para uma travessa e sirva.
 

Broinha Perfumada



Ingredientes:

3 e ½ xícaras (chá) de farinha de trigo
2 e ½ xícaras (chá) de fubá
45 g de fermento biológico fresco
1 e ½ xícara (chá) de água
½ xícara (chá) de açúcar
2 ovos
5 colheres (sopa) de margarina
2 colheres (sopa) de erva doce
1 colher (café) de sal
1 gema para pincelar
Óleo para untar
Fubá e açúcar para polvilhar

Modo de Preparo:
Em uma tigela grande, peneire a farinha e o fubá. Abra um buraco no centro, coloque o fermento, a água, o açúcar. Amasse com um garfo até dissolver o fermento. Coloque os ovos, a margarina e a erva doce e misture até incorporar. Adicione o sal e amasse com as mãos até formar uma massa macia. Cubra a massa e deixe descansar por 30 minutos ou até dobrar de volume. Divida a massa em bolinhas, disponha em uma forma untada com óleo e faça cortes em cruz na superfície com uma faca. Pincele com a gema, polvilhe com fubá e açúcar e deixe descansar por mais 15 minutos. Leve ao forno médio, préaquecido, por 25 minutos. Sirva.
 

Beliscão de goiaba


Ingredientes:

4 e 1/3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de manteiga gelada em cubos
2 colheres (sopa) de creme de leite
200 g de goiabada em tiras
Açúcar cristal para polvilhar
Farinha de trigo para enfarinhar

Modo de Preparo:
Em uma tigela, misture a farinha, o sal e o açúcar. Acrescente a manteiga gelada em cubos, o creme de leite e trabalhe com as mãos até dar liga e formar uma massa homogênea. Embrulhe em filme plástico e leve a geladeira por 30 minutos. Abra a massa com a ajuda de um rolo em uma superfície enfarinhada e corte círculos com um cortador para biscoitos. Coloque a tira de goiaba e una duas pontas para fechar. Transfira para uma forma forrada com papel-manteiga e leve ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos ou até dourar levemente. Deixe esfriar, polvilhe com açúcar e guarde em recipiente fechado.
 


Página 1 de 6