Gastronomia

Dicas de etiqueta: Como organizar um buffet ou uma festa elegante #Final

Serviço à brasileira - Foto: DG GourmetO melhor serviço para cada tipo de ocasião
Serviço à brasileira

É o tipo de serviço que mais estamos acostumados, é o tradicional serviço familiar que realizamos em nossas casas. A mesa deve ser arrumada com toda a elegância, pois mesmo sendo pessoas mais íntimas, deve-se ter o capricho de distribuir tudo da melhor forma possível. Nesse serviço não utilizamos garçom, pois as travessas podem estar à mesa.

Os anfitriões tem 3 opções:
Servir todos os convidados – ou repetir travessas – ou usar o aparador e deixar os convidados se servirem à vontade.
Leia mais...
 

Dicas espertas: exagerar no alho e eliminar baba do quiabo

Facilite sua vida na cozinha com estas dicas & segredos:

ALHO:

Exagerar no alho ao cozinhar e se arrepender depois tem solução: coloque na panela alguns talos de salsinha e leve novamente ao fogo, para que o gosto do alho seja absorvido.

BABA DO QUIABO:
Para eliminar a baba do quiabo, lave-o ainda inteiro, seque-o e coloque-o numa tigela com um pouco de suco de limão, deixando repousar durante 15 minutos. Depois lave ligeiramente, corte e cozinhe.
 

Dicas de etiqueta: Como organizar um buffet ou uma festa elegante (formal) #01

O melhor serviço para cada tipo de ocasião
Quando se pensa em qual o melhor serviço para atender uma recepção, deve-se levar em conta o perfil e o número de convidados, o horário e as características do evento, e o orçamento disponível. Com essas informações em mãos e a contratação de bons profissionais, o sucesso esta garantido.

Serviço à Francesa:

Receber com estilo é uma arte. Num serviço à Francesa os detalhes são muito importantes. O tamanho da mesa, a colocação das peças e materiais utilizados no jantar devem manter um equilíbrio e uma simetria entre os espaços entre cada peça para que o resultado seja harmonioso. Num jantar formal, os lugares deverão estar marcados; e o nome do convidado deverá aparecer num cartão sobre um placement.

Serviço à Inglesa:

Originalmente, os garçons traziam a comida da cozinha e a colocavam numa pequena mesa ao lado da anfitriã, que provava os pratos. Atualmente, os garçons servem diretamente os convidados, os pratos são servidos pela direita do convidados, começando pelas senhoras. Outra modalidade é o serviço à inglesa direto: o garçom serve o convidado, utilizando a mesa de apoio somente para descanso das travessas. Esse serviço é muito utilizado em restaurantes.

Serviço à Americana:

Este serviço possui uma das principais características da cultura norte americana: a praticidade. Descontraído, ele é ideal para as refeições informais, sobretudo quando se quer reunir um numero maior de convidados. Neste tipo de serviço os pratos são dispostos em um buffet. Os comensais servem-se livremente, escolhendo entre os pratos apresentados. Ao elaborar o cardápio, é sempre indicado escolher pratos fáceis de manusear, que só necessitam de um tipo de talher.

 

Dicas espertas: Batatas sempre crocantes e Geladeira sem cheiro

Batatas sempre crocantes:

Você fêz o prato preferido das crianças, mas elas demoraram para sentar-se à mesa e o petisco murchou. O socorro para este dilema está no forno. Leve as batatas ao forno médio/alto por 3 minutos.

Geladeira sem cheiro:

Livre sua geladeira daqueles odores desagradáveis - mas que infelizmente são comuns nesse tipo de eletrodoméstico - colocando, dentro dela, um recipiente plástico aberto e com bicarbonato de sódio.