Economia

Como o Pequeno e Micro Empresário pode vender para a Prefeitura de Lagoa Santa

Por Roberty Lauar
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
O JD – Jornal Diferente tendo em vista a dificuldade de pequenos e micro empreendedores locais em vender para a Prefeitura de Lagoa Santa solicitou informações e o passo a passo para que o comerciante local se prepare para vender seus produtos, se cadastre e entenda como deve proceder para ser o parceiro preferencial do órgão Executivo. A Associação Comercial de Lagoa Santa também está empenhado em disponibilizar ajuda e orientação para que o seu faturamento aumente ao vender para a Prefeitura e o dinheiro circule mais e mais em nossa cidade. Abaixo seguem informações colhidas junto a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Lagoa Santa  
 O Município de Lagoa Santa aprovou a Lei 3.222 de 17 de novembro de 2011 que regulamenta a Lei Complementar Federal 123/2006 e demais legislações correlatas, tendo como objetivo principal o desenvolvimento do empreendedorismo das micros e pequenas empresas como um dos instrumentos propulsores do desenvolvimento econômico e social.
A aplicação da Lei Geral possibilita a geração de empregos e renda, de forma descentralizada, por meio da criação de oportunidades e pelo estímulo ao empreendedorismo. Por meio da efetivação de uma Política de Fomento aos Pequenos Negócios, o Município estimula a formalidade, promove o desenvolvimento sustentável da economia, a distribuição de renda, realizar a inclusão social, prioriza a Micro e Pequena Empresa e Empreendedor Individual, possibilita as compras governamentais de bens e serviços das empresas do município e gera riqueza local.
Leia mais...
 

FGTS é liberado para financiar materiais de construção

No último dia 24 de outubro, o Ministério das Cidades divulgou por meio do Diário Oficial da União, a regulamentação que permite o financiamento de materiais de construção utilizando os recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
A nova condição para facilitar a compra de materiais passa a valer a partir do dia 1º de novembro deste ano. O programa é destinado para financiamento de imóveis urbanos e rurais. O dinheiro poderá ser utilizado para reformas, ampliação de casas e também para a instalação de hidrômetros e sistemas de aquecimento solar.
Leia mais...
 

Afinal, onde comprar?

Por Fabrícia Araújo

Comprar, consumir, gastar. Verbos atrativos, que conquistam os olhos, ouvidos e paladar dos consumidores para satisfação de vendedores e comerciantes. Esta saudável relação acontece através da famosa lei da oferta e da procura que movimenta a economia do país.
Em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, cidade bem desenvolvida, apresenta variedade de bens de consumo, produtos e serviços de todos os tipos e preços, lá a lei da oferta e da procura acontece com desenvoltura, uma vez que, há retorno positivo para comerciantes e consumidores.
Em se tratando de cidades, tidas como do interior, como é o caso de Lagoa Santa, não acontece da mesma forma. Ainda falta muito para uma economia de mercado fortalecida e robusta.
Leia mais...
 

Feiras de negócios – uma grande ferramenta de marketing e vendas para quem sabe usar

Uma parte significativa dos expositores das feiras de negócios ainda acredita que participar de uma feira é simplesmente montar um estande e esperar que o público entre, pegue um catálogo ou um folder e permita que a recepcionista “passe a canetinha” para registrar sua visita. Ora, isso não passa de captação de mailing – uma coisa boa nos dias de hoje, mas para isso existem outras ações menos dispendiosas e de maior abrangência. Participar de uma feira de negócios é muito, muito mais do que isso.
Leia mais...
 

Dicas de empreendedorismo

Em um  ambiente corporativo os profissionais que realmente se destacam são aqueles que possuem um espirito empreendedor. Ser um empreendedor de sucesso depende basicamente de boas idéias e pro-atividade para concretizá-las. Vejamos algumas dicas de empreendedorismo que podem auxiliar muito o individuo a conseguir atingir seus objetivos profissionais.
Ação de empreender
As organizações empresariais que são realmente lucrativas e que se destacam no mundo empresarial são compostas basicamente por  profissionais com ações empreendedoras. Nos dias atuais ser um empreendedor é fundamental para que o indivíduo  possa se destacar dentro da empresa ou de seu ramo de negócios.
Leia mais...
 

Conceito de Economia de Mercado

A expressão Economia de Mercado designa um tipo de sistema econômico em que as principais decisões quanto ao quê, ao como e ao para quem devem ser produzidos os bens são tomadas pelo próprio mercado. Opõe-se, portanto às designadas Economias de Direção Central em que estas decisões são tomadas pelo Estado. Pelo contrário, numa economia de mercado o papel do Estado na economia é reduzida ao mínimo necessário para garantir o funcionamento do próprio mercado, nomeadamente através da regulação, da fiscalização e da correção de algumas falhas de mercado.
Leia mais...
 

Empreendedor: Você é um?

Empreendedor é o termo utilizado para qualificar, ou especificar, principalmente, aquele indivíduo que detém uma forma especial, inovadora, de se dedicar às atividades de organização, administração, execução; principalmente na geração de riquezas, na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos – mercadorias ou serviços; gerando um novo método com o seu próprio conhecimento. É o profissional inovador que modifica, com sua forma de agir, qualquer área do conhecimento humano. Também é utilizado – no cenário econômico – para designar o fundador de uma empresa ou entidade, aquele que constroi tudo a duras custas, criando o que ainda não existia.
Leia mais...
 

A Crise Financeira Global e a Economia de Mercado

Autor: Stephen Lampe
Tradução: Fernando Ribeiro

 Estamos nos acostumando com as más notícias no que diz respeito ao colapso das instituições financeiras, incluindo bancos comerciais, bancos de investimentos e companhias de seguros assim como a enorme queda das bolsas. Lemos que muitos perderam suas casas por causa da inabilidade em administrar as dívidas. Outros viram suas economias para fins de aposentadoria desaparecer, enquanto centenas de milhares estão perdendo seus trabalhos.
 
Todos os países poderão eventualmente ser afetados e o número de vítimas desta crise global poderá finalmente estar na casa dos milhões, se não dos bilhões. O problema começou nos Estados Unidos da América, onde, movidas pela avidez completa, as instituições financeiras fizeram empréstimos ao povo para comprar casas sem a consideração devida às circunstâncias financeiras de tais compradores.
Leia mais...
 

Como fazer para combater o estresse Empresarial?

Foto: Divulgação    O alto Estresse do proprietário é uma causa comum de fracasso das pequenas empresas. Com longas horas, os lotes de estresse e uma aparentemente interminável lista de tarefas, muitos pequenos empresários sofrem o risco de esgotamento físico e mental (chegando até mesmo a síndrome de Burnout).
    O empresário, provavelmente, equilibra diversas responsabilidades, tais como produção, marketing, vendas, contabilidade, e se não bastasse, vive correndo para o banco e vive correndo contra o relógio também.
    As múltiplas tarefas são importantes para o seu negócio, mas pense sempre que você precisa estar em excelentes condições para poder geri-lo de forma eficaz.
Leia mais...