ATENDIMENTO: Seu Cliente é Seu Fã?

ATENDIMENTO: Seu Cliente é Seu Fã?


“O cliente tem que ser o seu vendedor Nº 1. E ele não te cobra nem a comissão”

Por Gilclér Regina
Palestrante e Escritor


Eu estava numa cidade do interior de Goiás onde faria uma palestra à noite quando alguém me fez essa colocação: “Por que meu concorrente ao lado vende mais”? Sua loja fica no mesmo quarteirão do meu, trabalha com o mesmo tipo de produto que eu vendo, seus preços são praticamente iguais, acho até que a minha loja tem uma aparência melhor... Por que essa loja vende mais que a minha? Eu não entendo!   
Fui ver a tal loja que vende mais... Realmente tudo o que ele tinha relatado era verdade, esquecendo-se apenas de um detalhe! Naquela loja o atendimento é espetacular. Notei um brilho diferente nos olhos das pessoas...
Um ambiente de alegria, de entusiasmo, um bom humor explícito no ar, um clima mágico e eu que acabei entrando só para dar uma olhada... Acabei fazendo uma pequena compra.
Muitos lojistas não percebem que o atendimento de sua loja é apático, frio, com pessoas aparentemente descompromissadas, sem nenhuma vontade...
Não basta ter um bom ponto comercial, uma loja vistosa, variedade de produtos, conforto se não houver esse complemento que faz toda a diferença: Atendimento com amor, isto é, vendedores que atuam por pura paixão e sabem que dinheiro é apenas conseqüência de um bom trabalho...
Esse é um erro muito comum em vendas... Empresários investem uma fortuna em aparência, tecnologia, publicidade e deixam para trás o mais importante, vendedores que se fossem treinados e motivados fariam toda diferença.
O que é preciso fazer para incendiar seus resultados? Eis alguns conceitos: Colocar-se no lugar do cliente: Sinta o ambiente, perceba as prateleiras e gôndolas, as promoções, a limpeza, a fachada, a iluminação, a organização, a alegria, o humor da equipe, todos os detalhes que ajudam ou atrapalham as vendas.
Olhar no olho dos atendentes e ver se estão trabalhando com alegria, vontade e entusiasmo a ponto de contagiar os clientes. Este é um fator decisivo nas vendas.
Treinar, treinar, treinar... Realize treinamentos que tratem da motivação, que simulem a venda, a assistência, o pós venda, explicações sobre o produto, sobre a logística, entrega, etc... Se não for convincente não trabalha enquanto não estiver preparado.
Criar o seu diferencial: O cliente tem que ser o seu vendedor Nº 1 e ainda não te cobra nem a comissão. Se o seu cliente é seu fã ou mesmo fã de sua empresa, o sucesso já está no cofre... Mas para mantê-lo assim, é preciso oferecer sempre mais: O cafezinho quentinho, quem sabe um bombom, um desconto especial já ofertado para a próxima compra, um agrado para as crianças e tantas coisas a pensar...
Faça o teste e terá absoluta certeza num curto espaço de tempo. Esse marketing boca-a-boca fará a diferença, irá incendiar suas vendas e triplicar o seu faturamento.
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!
Gilclér Regina
Palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs motivacionais que já venderam mais de cinco milhões de exemplares. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, SEBRAE, Caixa, Banco do Brasil compram suas palestras. Mais de 2.000 palestras realizadas no país e exterior.

SINDIJORI
Sindicato dos Proprietários de Jornais, Revistas e Similares do Estado de Minas Gerais