Cimentos Liz apresenta primeira Mostra Cultural do Projeto Corpo Cidadão

Cimentos Liz apresenta primeira Mostra Cultural do Projeto Corpo Cidadão


A ONG Corpo Cidadão, uma iniciativa do Grupo Corpo, apresentou sua mostra de 2014, denominada “O Lugar do Corpo”, uma retrospectiva do primeiro ano de parceria com a Cimentos Liz.
A Mostra foi o resultado do patrocínio da Cimentos Liz, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e foi exibida no dia 7 de dezembro, domingo, às 16h, no Centro de Educação Ambiental Cimentos Liz, em Lagoa Santa.  A apresentação “O Lugar do Corpo” foi totalmente construída pelas crianças e jovens, que se envolveram na definição de cada detalhe do espetáculo. O trabalho apresentado pelos jovens foi original, com cenários, figurino, adereços, trilha sonora, coreografias exclusivas, especialmente preparadas para o Corpo Cidadão.
Além de cerca de cem crianças e jovens envolvidos, apresentaram-se os Grupos Experimentais de Dança Contemporânea, Danças Urbanas e de Música da Unidade Corpo Cidadão de Belo Horizonte.
A entrada foi gratuita e aberta a todos os interessados.

O Lugar do Corpo
O ano é 2014, espaço e tempo onde nossos corpos se movem. Ano de Copa, eleições, gigantes acordando e dormindo novamente. Mas, sobretudo, para nós, um ano de arte!
Que lugar meu corpo ocupa na sociedade contemporânea? Corpo, para que você serve? Corpo que leva alma para bailar, onde histórias são contadas entre baiões, sambas e raps. Onde o olho fala, o namoro é antigo, e onde um urubu pode entrar em rota de colisão com o racionamento de água de um consumidor louco. Com temas variados e uma trilha sonora diversificada, composta em seus mais de quinze anos de existência e persistência, a ONG Corpo Cidadão, apresentou ao público, seu mais novo espetáculo: “O Lugar do Corpo”.

O espetáculo recupera histórias antigas e cria uma roda de atividades artísticas. Casos costurados nesses anos de dedicação à arte e ao sonho das crianças. Um giro pela história do projeto, como um corpo que busca ocupar o seu lugar na cidade, na cultura, na vida. Os números apresentados foram criados pelos educadores em parceria com os participantes do projeto. Arte para nós é um catavento gigante de mil cores que traz um sopro de energia para nossa realidade, que por vezes se mostra tão dura.  E é através da Arte que mostramos toda a capacidade criadora das crianças e jovens que participam do nosso projeto social, com foco sempre na autonomia dos indivíduos.
E afinal de contas, o que é ser Corpo Cidadão? Ser Corpo Cidadão é sentar em roda, frente a frente, se reinventando e se respeitando todos os dias. É criar um espaço para criança ser criança, onde a Arte possui um lugar de destaque na formação do individuo e investe no potencial transformador da experiência artística.
 
Corpo Cidadão
A parceria com a Cimentos Liz começou em março e os trabalhos com os jovens e crianças em agosto de 2014. Cerca de cem alunos das escolas municipais Herculano Liberato de Almeida (Lagoa Santa) e Vovó Mariquita (Vespasiano) desenvolvem seu potencial em aulas de artes visuais, dança e música.
Anualmente é criada uma Mostra a partir de um tema que seja relevante para o desenvolvimento dos jovens e que aborda transversalmente as atividades desenvolvidas ao longo do ano.
No Corpo Cidadão, todas as atividades são gratuitas.

 Mais informações: (31) 3264 4497