Projeto Amigos do Judô, formando campeões

Projeto Amigos do Judô, formando campeões




OBJETIVO DO PROJETO

Com o intuito de propiciar atividade física de qualidade e responsabilidade, tendo aulas ministradas por profissionais qualificados e especializados, o Projeto Amigos do Judô, de iniciativa privada, objetiva ensinar, orientar, acolher, educar, crianças, jovens, adultos e idosos, gratuitamente, por meio da prática da arte marcial japonesa Judô.

PUBLICO ALVO
O publico alvo inicial do Projeto Amigos do Judô são crianças e jovens, masculino e feminino, com faixa etária compreendida entre 4 a 16 anos, estendendo o atendimento a pessoas de todas as idades.

LOCAL DOS TREINOS
Os treinos são ministrados na quadra do Colégio Maxxi e no Colégio Palomar (parceiros do projeto).

PARCERIAS
Outros parceiros importantes do Projeto Amigos do Judô são: a Prefeitura Municipal de Lagoa Santa, a Liga Mineira de Judô que fornece os qualitativos técnicos de avaliação, apoio, orientação, inscrições, dentre outros, a Academia Tatami de Judô, disponibilizando profissionais do judô, acompanhamento técnico, tático, avaliações, orientações técnico pedagógicas, apoio social, psíquico, fisiológico, dentre outros e cedendo o espaço físico para o treinamento especializado, o Colégio M2 apoiando, incentivando e ofertando bolsas de estudos para crianças destaques na modalidade, Faculdade da Saúde e Ecologia Humana – FASEH incentivando por meio da viabilização de bolsa de estudo para atletas.

IDEALIZADORES DO PROJETO
Galileu Paiva

• Shiran (Mestre) Faixa coral de Judô *8º DAN
• Presidente da Liga Mineira de Judô.
• Fundador da Academia Tatami: referência do Judô em Minas, no Brasil e no Mundo desde 1969.
Adriana Barbosa do Nascimento Silva
• É esposa do Comandante da 181 Cia de PMMG de Lagoa Santa Tenente J. Silva;



• Graduada em Educação Física pelo UNI/BH;
• Especializada em treinamento Físico para Atletas de Judô;
• Faixa Preta de Judô;
• Faixa Marrom de Jiu-jitsu;
• Professora de Educação Física;
• Atleta diversas vezes campeã, inclusive mundial.

Marcos Barbosa
• Professor de Judô Faixa Preta;
• Graduado em Educação Física.
• Diretor da empresa Atrative & Companhia Ltda - Organizações e Eventos;

HISTÓRICO DO JUDÔ
Judô significa: caminho suave ou caminho da suavidade. Trata-se de um Esporte Olímpico de combate, praticado como arte marcial. O seu fundador foi Jigoro Kano no ano de 1882.
Os seus principais objetivos são fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, além de desenvolver técnicas de defesa pessoal.
O judô teve uma grande aceitação em todo o mundo, pois Kano conseguiu reunir a essência dos principais estilos e escolas de jiu-jitsu a outras artes de luta praticadas no Oriente e fundí-las numa única e básica.
A vestimenta utilizada nessa modalidade é o quimono (judogui), e que, com o cinturão (obi), forma o equipamento necessário à sua prática.
O Judô atualmente é um dos esportes mais praticados, pois não restringe seus adeptos a homens com vigor físico e estendendo seus ensinamentos para mulheres, crianças e idosos.
O Judô tem um cunho educativo disciplinador, de formação eficiente, de qualificação positiva do seu praticante enquanto cidadão de bem contribuindo para a qualidade de vida e bem estar social, sendo esses qualitativos reconhecidos pela Organização das Nações unidas (ONU), Organização Mundial da Saúde (OMS), UNESCO, dentre outros, como o esporte mais completo e disciplinador na formação do ser humano como um todo.
A prática desportiva exige do atleta dedicação, treinamento, disciplina, organização, comprometimento, garra, força, fé, foco, dentre outros requisitos.
Aquele que não crê, que demonstra desânimo, nunca será um vencedor. Assim como aquele que não cuida da sua forma física, pois sucumbirá mediante as exigências das atividades físicas.
Desta maneira, aquele que se alimenta bem, que se dedica que se esforça, terá uma probabilidade maior de vitórias. Somam-se a isso os ensinamentos técnicos e táticos que completam a formação do Atleta.
O Atleta estará sempre superando obstáculos em busca da vitória, num aprendizado constante e sistematizado. Cada competição, cada treino, cada experiência individual, contribuirá para o alcance do tão sonhado prêmio.
O Judô associado a uma vida saudável e cristã ensina a respeitar, ter paciência, acreditar, cair, levantar, recomeçar, melhorar, capacitar, superar.

METODOLOGIA DE ENSINO DO PROJETO AMIGOS DO JUDÔ
• Ensinamento da História das Artes Marciais;
• Ensinamento do Histórico do Judô;
• Ensinamento do Caminho suave para a vida por meio de princípios cristãos, de ética social e moral;
• Ensinamentos de princípios morais e éticos do Judô;
• Ensinamento dos fundamentos básicos do Judô:
• Saudações;
• Posturas;
• Movimentação sobre os tatamis;
• Amortecimentos de quedas;
• Movimentos de giro;
• Formas de pegada;
• Desequilíbrios;
• Fundamentos do nage waza (Técnicas de projeção)
• Utilização das diversas formas de treinamento do Judô;
• Graduar os alunos de acordo com o conhecimento que o praticante for adquirindo, observados mérito em aula, boletim escolar, disciplina na escola e em casa, boa alimentação e respeito aos pais e autoridades em geral.
• Ensinamento dos termos de arbitragem do judô.

RESULTADOS ALCANÇADOS EM 2014
Ao longo do ano, o Projeto Amigos do Judô participou das três etapas do Campeonato Mineiro de Judô (classificatórias para o Brasileiro) promovido pela Liga Mineira de Judô, tendo obtido o êxito de classificação de 30 atletas para disputarem o “XIV Campeonato Brasileiro das Ligas de Judô”.

Data: 01/11/2014
Local: Ouro Preto/MG - UFOP
Nº Atletas Participantes: 1500



RESULTADOS OBTIDOS POR ALUNOS DO PROJETO AMIGOS DO JUDÔ
Nº Atletas Classificados: 30

Vitórias Alcançadas:
• 08 Medalhas de Ouro Categoria Brasileirinho;
• 01 Ouro Adulto;
• 01 Prata Adulto;
• 01 Bronze Adulto.

COM DESTAQUE PARA
Adriana Barbosa do Nascimento Silva:

Ouro na Categoria Leve - Master 2
Prata na Categoria Nage-no-Kata
Conheça parte do curriculum de uma das idealizadoras do Projeto, “Amigos do Judô” em Lagoa Santa:

Adriana Barbosa do Nascimento Silva
Equipe: Academia Tatami Judô Clube
Liga Mineira de Judô
Categoria: Leve/ Máster

Profissão:
• (2000 – atual) Professora de Educação Física e monitora de Judô.

FORMAÇÃO ACADÊMICA SUPERIOR
2000-2004: Graduação em Educação Física - UNIBH.
2011 - Atual: Bacharelando em Direito – Faculdade - FASEH ( 6º PERIODO)
2013 - Atual: Graduando em Atividades Físicas para Grupos Especiais– UFOP.
2004: Curso de Formação e Graduação em Artes Marciais.



O que é o Nage-no-kata
Historicamente, a formulação do nage no kata por Jigoro Kano coincide com as origens do judô. Em 1908 foi realizada uma reunião de professores e instrutores em Kioto, no Dai Nippon Butokukai, onde todas as técnicas foram estudadas e o nage no kata foi padronizado conforme a formulação original de Jigoro Kano. No período entre 1920 e 1938 houve um grande desenvolvimento do kata no Japão e foi mantido como método de treinamento junto com o randori. Após a morte do Jigoro Kano, houve um grande declínio da prática do kata até 1949, data na qual se inicia o ressurgimento do kata no Japão, especialmente com dois grandes eventos: a formulação na Kodokan do Goshin Jitsu, em 1956, e o Congresso Nacional para padronização de todos os katas,
em 1960.

COMO PARTICIPAR DO PROJETO AMIGOS DO JUDÔ:
Contatos:

Professora Adriana Barbosa: (31) 8548-8320