Dr. Fernando é eleito presidente do consórcio responsável pela implantação do SAMU na Região

Dr. Fernando é eleito presidente do consórcio responsável pela implantação do SAMU na Região


O Prefeito de Lagoa Santa, Dr. Fernando, foi eleito na manhã desta quarta-feira, 10/12, presidente do Consórcio Aliança Para a Saúde. O Consórcio é o responsável pela implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) na região centro metropolitana que é constituída por 81 municípios.
A chapa composta por Dr. Fernando, Presidente, Daniela Corrêa, Vice Presidente e o Conselho Fiscal composto pelos prefeitos Cássio Magnani, Gentil Alves e Vicente de Paulo Resende sagrou-se vitoriosa com 19 votos. A segunda chapa que tinha como candidato a presidência o Prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, recebeu 17 votos.
Dentro das responsabilidades do Consórcio Aliança Para a Saúde se enquadra o trabalho para o desenvolvimento do componente pré - hospitalar que tem como objetivo o atendimento precoce à vítima após ter ocorrido um agravo à saúde e é composto pelo SAMU e os serviços associados de salvamento e resgate.
O SAMU 192 é o principal componente da Política Nacional de Atenção às Urgências, criada em 2003, que tem como finalidade proteger a vida das pessoas e garantir a qualidade no atendimento no SUS. A política tem como foco cinco grandes ações:

* Organizar o atendimento de urgência nos pronto-atendimentos, unidades básicas de saúde e nas equipes do Programa Saúde da Família;
* Estruturar o atendimento pré-hospitalar móvel (SAMU 192);
* Reorganizar as grandes urgências e os pronto-socorros em hospitais;
* Criar a retaguarda hospitalar para os atendidos nas urgências;
* Estruturar o atendimento pós-hospitalar.