Dr. Fernando anuncia aplicação de 25% dos recursos do município para a saúde em 2014

Dr. Fernando anuncia aplicação de 25% dos recursos do município para a saúde em 2014


Na sexta-feira, dia 30/08, durante a VIII Conferência Municipal de Saude, Dr. Fernando Pereira, anunciou aumento de 10% nos recursos destinados à saúde em Lagoa Santa. O novo valor corresponderá a 25% do orçamento e será aplicado já no próximo ano.  
O Prefeito destacou a intenção de “investir 1/4 dos recursos orçamentários do município para oferecer melhores condições de atendimento à população”. O Secretário Municipal de Saúde, Fabiano Moreira, salientou que o “Executivo trabalha para solucionar os desafios na assistência aos lagoasantenses.”
De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Daniela de Oliveira, “as ações sugeridas e aprovadas pela população durante a Conferência vão subsidiar o Plano Municipal de Saúde de 2014 a 2017.”
O público também assistiu à palestra do Professor da Faculdade de Medicina da UFMG, chefe do Departamento de Medicina Preventiva e Social e membro do Projeto Manuelzão, Antônio Leite A. Radicchi, sobre a abordagem “Ecossistêmica da Saúde”. Segundo ele, além do tratamento com remédios, a alimentação, a educação e o ambiente contribuem para o bem-estar da população.
O secretário Fabiano Moreira abordou os desafios e perspectivas do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, em Minas Gerais e em Lagoa Santa. Segundo ele, uma das metas é implantar 100% de coletas de exames em todas as unidades de saúde municipais até 2016 e informou também sobre a conquista da UPA – Unidade de Pronto Atendimento que será construída no Bairro Moradas da Lapinha, a construção da unidade de saúde no Bairro Francisco Pereira e o lançamento do Programa “Sorria Lagoa” que irá distribuir kits odontológicos a todos os estudantes da rede pública de ensino.