Parque do Sumidouro inaugura Centro de Difusão do Conhecimento

Parque do Sumidouro inaugura Centro de Difusão do Conhecimento


Por Marianita Saraiva
Comunicação Parque
Estadual do Sumidouro
Foi inaugurado no dia 03 de junho (segunda-feira), no Parque Estadual do Sumidouro, o Centro de Difusão do Conhecimento Científico e Tecnolológico. O projeto foi idealizado através da parceria entre IEF e UNIFEMM e implantado com o apoio financeiro do CNPq e FAPEMIG.
O Centro foi criado com o objetivo de difundir o conhecimento, principalmente a história, a cultura e as pesquisas regionais, para a própria comunidade e turistas, através de atividades e oficinas interativas. A biblioteca e todo o espaço que já existiam ao lado da Casa Fernão Dias, na Quinta do Sumidouro, foram adaptados para implantação do projeto.
O gerente do Parque, Rogério Tavares de Oliveira, classificou o momento da inauguração como histórico para a unidade de conservação. “Hoje nós temos um projeto consolidado que foi para nós um grande desafio. O Centro de Difusão vai levar à população o conhecimento de toda a história local, o que acaba tornando também um atrativo para os visitantes. As parcerias que realizamos foram fundamentais para que chegássemos nesse resultado” destacou Rogério.
Para o Reitor do Centro Universitário de Sete Lagoas – UNIFEMM, Antônio Fernandino Bahia Filho, projetos como este são um exemplo do trabalho desenvolvido pela UNIFEMM, que é formar indivíduos valorizados. “Hoje nós temos uma dificuldade grande em desenvolver ações efetivas com o meio ambiente e esta iniciativa tem um componente inovador que é o resgate da história, a cultura e o conhecimento. Além de introduzir pedagogicamente atividades e oficinas criativas que remetem ao conhecimento dos nossos ancestrais e o resgate da cultural local como do dinamarquês Peter Lund e Luzia”.
Participação especial
Doze alunos da Escola Estadual Quinta do Sumidouro, comunidade de entorno do parque, também participaram da inauguração e realizaram algumas das atividades desenvolvidas pelo Centro, demostrando aos convidados a dinâmica de cada uma delas.
Ao todo o Centro conta com as seguintes oficinas:
“Seja um homem das cavernas”,“Seja um leontólogo”,“Pintando na pedra”,“Trilha do caxinguelê”,“O Baú de Peter Lund”,“Contação de istória”,“Bandeirantes Mirins”.