Carros abandonados em via pública prejudicam tráfego em Lagoa Santa

Carros abandonados em via pública prejudicam tráfego em Lagoa Santa


Alguns veículos estão abandonados há anos, inclusive no Centro da cidade. Muitos deles são deixados próximos a oficinas mecânicas.
Em Lagoa Santa é comum encontrar carros velhos abandonados em plena via pública. Os veículos acabam ocupando espaço que seriam para outros carros transitarem.
Só em uma avenida no bairro Vila Maria foram encontrados quatro carros e, segundo vizinhos, estão abandonados há meses. Bem perto dali, próximo a uma escola, outros inúmeros veículos ocupam o quarteirão inteiro dia e noite. Segundo pessoas que trabalham e moram nas proximidades, já reclamaram junto aos órgãos competentes e ainda não obtiveram resposta. Um morador afirma: “O próprio estado dos veículos deixa claro que já não rodam há muito tempo”.
Em muitos casos, estes automóveis ficam abandonados muito próximos a oficinas mecânicas. Seus proprietários dificilmente aparecem. E quando se pergunta algo sobre o caso, todos preferem o silêncio.
Alguns desses veículos já viraram carcaça e as ferragens já foram encobertas pelo mato. Na Av. João Daher, em pleno centro de Lagoa Santa, ao lado da Rodoviária, há um veículo abandonado há semanas.
Você chega para estacionar e não pode. Lugar de carro velho é em oficina”, disse o lavrador José Sousa.



Marcelo Pinheiro
Resposta da Translago

Em resposta ao questionamento sobre o abandono de veículos em via pública, informo que é de responsabilidade do Setor de Posturas Municipal fiscalizar a utilização irregular do espaço público, recebendo as denúncias e solicitações de providências.
Através de denúncia ou levantamento por parte dos órgãos, é realizada uma operação onde o Setor de Posturas notifica o responsável pelos veículos/carcaças através de multa administrativa e com apoio da Policia Militar é efetuado o recolhimento até o pátio de apreensão.
Na operação, a Policia Militar verifica a situação do veículo junto ao DETRAN/MG e adota as medidas cabíveis caso identifique alguma  irregularidade.
Cabe a TRANSLAGO somente apoio na operação e localização de veículos abandonados, ficando a cargo da Polícia Militar por força de convênio a fiscalização do trânsito, uma vez que o município ainda não possui em seu quadro o cargo de Agente Municipal de Trânsito.
Maiores informações sobre os procedimentos e o serviço em questão, favor entrar em contato com o coordenador Sávio no Setor de Posturas Municipal.



José Leopoldo Melo Corrêa
Secretario de Desenvolvimento Econômico

Conforme resolução CONTRAN 371 de 10/12/2010 que cria o MBFT (Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito). O simples abandono de veículo em via pública, estacionado em local NÃO proibido pela sinalização, NÃO caracteriza infração de trânsito, assim não há previsão para sua remoção por parte do orgão ou entidade executivo de trânsito com circunscrição sobre a via. Portanto, as ações de fiscalização de posturas no âmbito municipal podem ser exercidas somente através da notificação da irregularidade através da denúncia de abandono do veículo, uma ação mais efetiva deverá ser realizada de forma conjunta com a Policia Militar e Civil para que o veículo possa ser devidamente removido e o problema solucionado.



Disk Denuncia:
(31) 3688-3512
(31) 3688-1487