Programa Academia Livre é sucesso em Lagoa Santa

Programa Academia Livre é sucesso em Lagoa Santa


O JD – Jornal Diferente, atendendo sugestão de pauta do Sr. Carlos Alberto Gomes Ferreira enviada por e-mail no dia 25.06, pediu informações à Secretaria de Saúde sobre o cronograma de atendimento dos profissionais de saúde junto aos equipamentos do programa “Academia Livre”, espalhados por toda a cidade. A seguir reproduzimos parte do e-mail recebido:
” Prezado Sr. Roberty Lauar, tenho recebido e lido o “Jornal Diferente” assim como seu Editorial. Sou aposentado, morador em condomínio em Lagoa Santa há aproximadamente 3 anos... Dentre obras da municipalidade, observei equipamentos de ginástica em alguns pontos da cidade. Mas, me corrijam se estou errado, não encontramos junto aqueles aparelhos, alguém que possa “instruir” a quem se interesse em utilizá-los...” Leiam abaixo a resposta do Secretário Gilson Urbano:
A saúde e a qualidade de vida da população podem ser preservadas e aprimoradas com a prática regular de atividades físicas. O sedentarismo é uma condição indesejável e representa sérios riscos à saúde.
O Programa Academia Livre da Prefeitura Municipal de Lagoa Santa, desde fevereiro de 2010, incentiva, promove e acompanha a prática de atividades físicas regulares e orientadas a todos os moradores e visitantes de Lagoa Santa.
Atualmente, dezoito academias encontram-se instaladas em espaços públicos e a programação é para que outras quinze componham o programa, garantindo assim a possibilidade de praticar atividades aeróbicas e de resistência muscular em todas as regiões do município. O Município em parceria com o Ministério da Saúde, implantará um Pólo avançado do Programa Academia da Saúde que também se estenderá a um espaço de convivência numa área de aproximadamente 1000m² na região do Campinho.
O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que em Lagoa Santa é constituído por Educadores Físicos, Nutricionistas, Psicólogos, Fonoaudióloga, Assistente Social e Pediatra, oferece o suporte para que os usuários do programa também sejam beneficiados com o bem estar físico, mental e social, o estímulo ao autocuidado, a melhora da autoestima e a redução do sobrepeso através de grupos operativos nas Policlínicas Regionais.
É importante reafirmar que as academias são compostas por equipamentos de fácil utilização para adultos, sendo desaconselhável a utilização por crianças. Uma equipe de seis Educadores Físicos oferece atividades orientadas em horários programados.
O cronograma completo das atividades do Programa Academia Livre pode ser encontrado nas unidades de saúde CUIDAR. Abaixo, alguns locais e horários atendidos por profissionais da saúde:


Nota do Jd – Jornal Diferente: Ainda, segundo a Secretaria de Saúde, serão instalados mais 15 Academias Livres, inclusive no Residencial Lagoa Santa.


O JD foi a orla da lagoa nesta quinta-feira fotografar aparelhos de ginastica da Academia Livre e encontrou funcionários da Prefeitura relacionando equipamentos depredados e dando manutenção nos outros aparelhos.