Dicas de Atitudes de Segurança para Comerciantes Protegidos elaboradas pela Policia Militar de Minas Gerais com apoio do COMSEP-LS

Dicas de Atitudes de Segurança para Comerciantes Protegidos elaboradas pela Policia Militar de Minas Gerais com apoio do COMSEP-LS


1. Preste atenção ao movimento nas imediações de sua rua. Percebendo a presença de pessoas ou veículos estranhos e em atitudes suspeitas, informe à Polícia Militar, disque 190 e ou 3681-8586.

2. Faça um exame cuidadoso do aspecto físico do seu imóvel e procure melhorar a segurança dos pontos vulneráveis.

3. Instale dispositivos de segurança.

4. Reforce a tranca das portas, evite janelas de vidros muito grandes.

5. Tenha sempre um lugar seguro para guardar mercadorias de valor e dificulte todos os acessos fáceis para um ladrão.

6. Evite deixar grandes quantias de dinheiro no caixa. Recolha esses valores e coloque-os em lugar seguro, sempre em quantias e horários alternados, sem alarde e preferencialmente fora do seu estabelecimento (cofre, banco e outros).

7. Oriente seus funcionários a não reagirem em caso de assalto.

8. Procure instalar os caixas longe da porta de entrada ou saída do estabelecimento.

9. Coloque alarmes para acionar vizinhos ou a polícia.

10. Oriente os seus empregados e clientes a terem cuidado com bolsas e sacolas de compra.

11. Estreite o relacionamento com a Polícia Militar. Procure saber os tipos de delitos e características dos marginais que estão atuando na região.

12. Evite deixar produtos expostos do lado de fora da loja.

13. Evite deixar produtos que possam ser quebrados ao alcance de crianças.

14. Se o caixa ficar próximo a saída da loja procure colocar seguranças do lado de fora.

15. Procure instalar os caixas longe da porta de saída ou entrada. Comércio com caixas próximas as saídas tem maior atrativo para os marginais para fuga e levantamento do movimento, facilita a localização do dinheiro.

16. Evite deixar a sua loja com só uma pessoa ou vendedor. Infratores das normas penais em número de dois ou três usam da tática de desviar a atenção do vendedor enquanto os outros furtam produtos e dinheiro do caixa.

17. Deixe sempre atualizado a relação de endereços de funcionários e ex-funcionários da sua empresa.

18. Na execução de serviços bancários evite rotinas e instrua o funcionário designado para tais atividades sobre as medidas de segurança necessária(s).

19. Produtos de grande valor não devem ficar expostos sem a devida segurança. Ao final do expediente eles devem ser guardados num cofre.

20. Ao encerrar as atividades da sua empresa nunca deixe as portas abertas a meia altura. Feche-as por completo. Se houver clientes no interior da loja eles devem sair pelos acessos de funcionários e, de preferência, com seguranças.

21. Certifique-se que ninguém permaneceu escondido na loja após o horário de expediente.

22. Evite deixar acumular grandes quantias de dinheiro no caixa.

23. Faça o fechamento do caixa sempre perto de algum alarme, telefone ou dispositivo acionador de vigilância.

24. Antes de dar emprego, peça referências sobre o novo funcionário, situação financeira, círculo de amizades, locais onde costuma freqüentar, etc.

25. Sempre que ocupar um novo imóvel lembre-se de trocar as chaves do novo estabelecimento.

26. Não comentar sobre grandes vendas (de gado, grãos etc.).

COMSEP-LS