Tudo que você gostaria de saber sobre o Vetor Norte

Tudo que você gostaria de saber sobre o Vetor Norte


Anel de contorno norte (RODOANEL)O Instituto Horizontes há uns 05 anos fez um estudo sobre o desenvolvimento do Vetor Norte para o Governo de Minas gerais para facilitar um plano de ações imediatas para o vetor norte. A rigor, o plano de ações imediatas considera as seguintes dimensões na abordagem dos processos que ocorrem no vetor norte: A ampliação da acessibilidade local e regional, o Desenvolvimento de empreendimentos de inovação tecnológica, a preservação de ativos ambientais, culturais e científicos e a gestão compartilhada a ser construída através de processos participativos. A visão de futuro é um referencial importante para a mobilização e ativação de forças sociais e econômicas em torno de metas de desenvolvimento. No caso específico as ações propostas, no que se refere ao controle integrado do uso do solo, não podem prescindir do comprometimento de todos os atores, não só os que licenciam (Prefeituras, Órgãos do Estado e da União) como os que fornecem os serviços básicos (COPASA, CEMIG, DER, GASMIG, EMBRATEL, Telefônicas, etc). Não há como se imaginar um controle do uso do solo sem fiscalização e com as agências públicas implantando serviços em loteamentos ou empreendimentos não licenciados.
OBJETIVOS DO PROGRAMA DE AÇÕES IMEDIATAS: Identificar programas, projetos e ações de relevância metropolitana, de responsabilidade dos agentes públicos, privados ou da sociedade civil, em processo de formulação ou de implantação no vetor norte. Caracterizar e avaliar os investimentos públicos e privados de relevância, tanto no provimento da infra-estrutura (habitação, saneamento, sistema viário e de transporte, etc) quanto no setor produtivo (geração de emprego e renda) e seus impactos no uso do solo e no meio ambiente. Promover a sinergia e a articulação entre os atores, para desenvolver ações integradas e compartilhadas. Identificar medidas emergenciais e ações estratégicas necessárias para garantir o uso adequado do solo, etc.

Perspectiva do Aeroporto Internacional Tancredo Neves para 2013
Perspectiva do Aeroporto Internacional Tancredo Neves para 2013

MUNICÍPIOS ENVOLVIDOS NO TERRITÓRIO DO VETOR NORTE: Belo Horizonte, Neves, Santa Luzia, Esmeraldas, Vespasiano, São José da Lapa, Pedro Leopoldo, Matozinhos, Capim Branco, Confins, Lagoa Santa, Jaboticatubas, Betim, Contagem e Sabará. O Envolvimento dos municípios de Betim, Contagem e Sabará no conjunto do vetor norte se dá em função do projeto do ANEL DE CONTORNO NORTE, que terá um impacto significativo no vetor norte. A inclusão do município de Esmeraldas se deu em função do comprometimento de parte de seu território com a sub-bacia do Ribeirão da Mata, unidade ambiental de referencia do vetor norte.


CIAAR – Centro de Instrução e Adaptação a Aeronáutica

A FORMAÇÃO DO VETOR NORTE: A ocupação e o desenvolvimento do vetor norte se deram em função da criação do Complexo da Pampulha na década de 1950, empreendimento do Estado que buscava resgatar o caráter simbólico de Belo Horizonte como cidade moderna e progressista, através de investimentos em ativos ambientais e culturais. Soma-se a este quadro um conjunto de ações de iniciativa do poder público, tanto ao nível da ampliação de sua capacidade articuladora (Grupo de Governança, integração de ações), da melhoria da acessibilidade interna e externa (infra-estrutura viária), da ampliação das possibilidades de formação de arranjos produtivos de inovação (pólo de microeletrônica, Aeroporto Internacional), associados à preservação de ativos ambientais científicos e paisagísticos de importância (APA Carste, Parque do Sumidouro), fundamentais para a consolidação de um processo de desenvolvimento sustentável para a região.


Cidade administrativa

O Vetor norte se prepara para gerar em 2030 um produto interno bruto (PIB) comparado ao atual de todo o estado de Minas Gerais. A região caminha para se tornar um corredor multimodal de alta tecnologia, com investimentos focados nos setores potenciais: Defesa e Aeroespacial, ciências da vida (nanotecnologia, biotecnologia, equipamentos médicos e farmacêuticos), tecnologia de informação (serviços de suporte de TI e desenvolvimento de softwares), componentes eletrônicos, turismo de negócios, educação e parques de logística de distribuição e comercio atacadista. Os novos negócios devem gerar mais de 400 mil empregos nos próximos 20 anos e uma população adicional de 1,4 milhão de pessoas na região.


Centro de Manutenção da GOL Linha aérea

O Anúncio dessa expansão do Vetor Norte com suas possíveis obras deveria ter sido precedido de um trabalho intenso visando primeiramente melhorar a infra-estrutura das cidades locais, o que ainda não aconteceu. Algumas cidades, como Lagoa Santa continuam com suas estruturas ultrapassadas e insuficientes para receber aumento de população e Projetos importantes.

Conheça alguns projetos divulgados (Verdade ou Mentira?)


Condomínio Reserva Real Jaboticatubas


Complexo Vila Rey – Estádio Arena


Será que é algum projeto para o Poliesportivo


Faculdade de Ciências Médicas - FELUMA


Centro de Capacitação Aeroespacial - CETEC


Centro de Capacitação Aeroespacial - PAC