Fernando & Sorocaba lançam “Homens e Anjos”

Fernando & Sorocaba lançam “Homens e Anjos”


Por Fabrícia Araújo
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

A dupla sertaneja se formou graças a um acaso do destino. Eles são Fernando Zarzanello Bonifácio e Fernando Fakri de Assis, nacionalmente conhecidos como Fernando & Sorocaba, respectivamente.  Apresentados por um amigo em comum em um bar de Londrina, Fernando e Sorocaba resolveram se unir para brilhar juntos. Não demorou muito, para que os cantores se tornassem uma das duplas sertanejas de maior expressão do Brasil. Fernando é natural de Ji-Paraná, Rondônia e despertou a paixão pela música aos 7 anos, quando pegava o violão do avô para brincar. Sorocaba é natural de São Paulo, capital. Descobriu sua vocação para cantar durante a faculdade de Agronomia em Londrina.
O sucesso alcançou a dupla logo no início da carreira. Em 2008, Fernando & Sorocaba lançaram pela Universal Music “Bala de Prata”, CD que rendeu o primeiro disco de ouro, oferecido pela ABPD – Associação Brasileira dos Produtores de Discos. No ano seguinte, a dupla gravou o CD “Vendaval” sucesso absoluto com o hit “Paga Pau”.  Em 2010 a dupla estréia pela Som Livre, o CD e primeiro DVD da carreira “ Fernando & Sorocaba – Acústico” e no ano seguinte a dupla dispara mais uma vez no cenário sertanejo: o CD e DVD “Bola de Cristal”, sucesso absoluto com os hits “Tô Passando Mal” e “Teus Segredos”. Em 2012, Fernando & Sorocaba investem em alta tecnologia no CD e DVD “Acústico na Ópera de Arame”, gravado em Curitiba em alta resolução e formato 3D. Neste ano, a dupla inova em novo trabalho. Em turnê pelo Brasil, Fernando & Sorocaba apresentam o novo CD “Homens e Anjos”, composto por 13 faixas inéditas além de mais duas músicas bônus. A música de trabalho “O que Cê Vai Fazer”, de Sorocaba e Caco Nogueira, já é sucesso na nova turnê da dupla. Em entrevista exclusiva para o JD – Jornal Diferente, a dupla fala sobre carreira e composições de sucesso.
Vocês dois são xarás. Como foi escolhido o nome da dupla? Tiveram muitas opções? Quais foram?
Fernando: Sim, nos dois temos o mesmo nome. A escolha foi simples, o apelido do Sorocaba era diferente e forte, então achamos legal manter. Juntamos o meu nome com o apelido dele e a sonoridade foi boa.
Quando vocês decidiram apostar na dupla, acreditavam no sucesso imediato como aconteceu?
Sorocaba: Nós nos conhecemos em Londrina, há mais ou menos seis anos, apresentados por um amigo em comum, e nos demos bem logo de cara, não só musicalmente. Por isso, já resolvemos formar a dupla, que deu muito certo. Eu já tinha percebido que talvez desse certo, principalmente depois de perceber que já conseguia pagar minhas contas apenas com o dinheiro que ganhava tocando na noite londrinense, mas sem o Fernando, tenho certeza de que não estaria aqui hoje.
Qual a importância do álbum “Bala de Prata” na carreira de vocês?
Fernando: Todos os trabalhos foram importantes, mas o álbum “Bala de Prata” é um marco na carreira da dupla Fernando e Sorocaba. Foi o nosso primeiro trabalho, o primeiro passo na carreira. De lá para cá temos conquistado muitas coisas boas. Mas, com certeza, nosso maior tesouro são nossos fãs. Por onde passamos, somos recebidos com muito carinho e, se estamos aqui hoje, é graças a eles.
Sorocaba, você é conhecido como um dos maiores compositores da atualidade. Como surgem as composições? Existe algum momento ideal para compor? Suas composições são baseadas em fatos  que acontecem na sua vida?
Sorocaba: Eu comecei a compor bem moleque, com 13, 14 anos. De lá para cá, não parei mais. Minhas músicas falam sobre coisas do dia-a-dia, que podem acontecer com qualquer pessoa. Algumas são inspiradas em coisas que aconteceram comigo, outras em histórias que amigos me contam. Acredito que isso faz com que nossos fãs se identifiquem com as letras, pois muitos já passaram por situações semelhantes. Não tenho nenhum ritual específico.
Como vocês lidam com o assédio dos fãs?
Fernando: Sempre existe o assédio, mas o importante é que recebemos muito carinho de nossos fãs, é uma energia incrível. Eles são maravilhosos, e amamos muito eles, por isso, sempre tratamos com o mesmo carinho e respeito. 
O que significa para vocês estarem no ranking das melhores duplas sertanejas do Brasil?
Sorocaba: É uma honra enorme. Nunca foi meu objetivo, não componho pensando na arrecadação. Sempre escrevi minhas músicas pensando em ter um repertório próprio, com um diferencial. Mas isso também mostra que o ECAD está trabalhando bastante para fazer valer os direitos dos compositores. Estamos seguindo por um caminho muito bom, e eu vou buscar sempre compor músicas de qualidade para manter esse lugar.
Sorocaba, além de músico e compositor você também é empresário de outras duplas sertanejas. Como você administra o tempo entre a carreira e o seu escritório?
Sorocaba: A minha rotina é bem corrida, mas tenho uma agenda organizada e consigo conciliar os compromissos. Normalmente viajo de quinta a domingo para fazer shows e de segunda a quarta marco compromissos profissionais e pessoais.
Vocês também colaboram muito com a carreira de novos artistas. Como vocês se sentem ao verem artistas lançados por vocês alcançarem o sucesso? Acreditam que este trabalho contribui com a carreira de vocês?
Fernando: Nós sempre estamos atentos para ajudar novos talentos. Sabemos que existem muitos artistas talentosos por aí, apenas esperando uma oportunidade para estourar. São artistas de muita qualidade, e poder ajudá-los nos deixa muito felizes.
Sorocaba: Nosso escritório busca apoiar músicos talentosos, independentemente do estilo. Hoje, além da dupla Thaeme e Thiago, temos também o sertanejo Lucas Lucco e a dupla Marcos e Belutti e o Inimigos da HP, que toca samba-pop. A diversidade também é boa, nos ajuda a evoluir como músicos e compositores.
Já tem show agendado para Minas Gerais? Quando será? O que os fãs mineiros de Fernando & Sorocaba podem esperar para o novo show?
Sorocaba: Sim, iremos tocar no dia 28 de junho em Montes Claros e no dia 29 de junho em Piracema. Para saber mais datas de shows e todas as novidades os fãs podem entrar no nosso site oficial (www.fernandoesorocaba.com.br) ou acompanhar nossas redes sociais (www.facebook.com/fernandoesorocaba).A dupla Fernando e Sorocaba está com a  “Tour 2013”. A animação e qualidade do espetáculo foram mantidas, algumas novidades serão apresentadas, iremos ficar mais perto da galera, o cenário está mais moderno e conta com leads em movimento e elementos em 4D .  Os músicos também estão mais perto dos fãs, ação inusitada em shows brasileiros. A bolha e o teletransporte continuam fazendo parte do show.
O que vocês têm a dizer sobre o novo CD “Homens e Anjos”? Já tem previsão de quando será lançado o novo DVD?
Fernando: O novo CD “Homens e Anjos” é composto por 3 singles que já são sucesso nas rádios do Brasil - “Veneno”, “Livre” e “As mina pira” - e mais 12 faixas inéditas, em sua maioria compostas pelo Sorocaba. As músicas misturam o sertanejo brasileiro com o country americano e pop rock romântico.  No início do mês de maio lançamos a nossa nova música de trabalho, a canção “O que “cê” vai fazer”.
Sorocaba: Iremos gravar o nosso novo DVD nos dias 7 e 8 de agosto no Espaço das Américas, em São Paulo. Será uma mistura de ilusionismo, interatividade e tecnologia, que proporciona sensações únicas a quem assiste.  Espero vocês lá.