Informações para quem deseja fazer o curso de “Arquitetura e Urbanismo”

Informações para quem deseja fazer o curso de “Arquitetura e Urbanismo”


O profissional de arquitetura e urbanismo é apto a desenvolver os mais diferentes projetos arquitetônicos. Para fazer o curso a pessoa dever ter bastante criatividade, pois esta reina durante o curso e toda a sua carreira. Esse profissional, juntamente com o engenheiro, acompanha a construção e gerencia os custos e a mão-de-obra em seu trabalho só ele orienta o crescimento de cidades e bairros, etc.

Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho de arquitetura e urbanismo vive numa gangorra, isto é, em altos e baixos. Isso se deve ao fato da construção civil ser afetada diretamente pela política de investimentos do governo em obras de infra-estrutura e habitação. Mas existem vagas no segmento de projetos urbanísticos e paisagísticos em grandes construtoras e incorporações.

O curso

A grade curricular de arquitetura e urbanismo apresenta tanto disciplinas ligadas às ciências exatas como também às ciências sociais. As matérias básicas são desenho de arquitetura, informática na arquitetura, matemática para arquitetura, física, linguagens visuais, sistemas estruturais, etc. Ao final do curso é obrigatório estágio e um trabalho de conclusão de curso.

Duração média: 5 anos.
Área de Especializações

Arquitetura de interiores, Comunicação visual, Paisagismo e ambiente, Edificação e construção, Luminotécnica, Restauro de edifícios, Urbanismo.