Arquitetura e Engenharia

A Escola dos Bárbaros

Por Roberty Lauar
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Temos visto frequentemente no noticiário, a repetição da violência escolar onde alunos agridem professores e colegas, algumas vezes até se encontram portando armas e drogas. O pior é que percebemos que pais e filhos parecem achar que a escola não pode contrariar ou exigir desempenho. Percebe-se que a própria família não consegue impor limites aos filhos – às vezes nem os pais tem limites. A falta de disciplina nas escolas acaba refletindo uma sociedade que “Adota o prazer como ideal – para tal sociedade, o objetivo da civilização é se divertir sem limites”. Parece que a escola desistiu de conduzir o jovem à responsabilidade da vida madura. Muitos conteúdos extracurriculares oferecidos servem somente para matar o tempo dos jovens e este é um dos grandes problemas da escola no momento. Segundo Isabelle Stal e Françoise Thom, autoras do livro A Escola dos Bárbaros “É uma enganação afirmar que a inaptidão para expressar-se, que a ignorância crassa em história, em geografia, em literatura e a incapacidade em seguir um raciocínio elementar” sejam aceitos com facilidade, permitindo a “inclusão” de todos os alunos.
Leia mais...
 

Conheça os tipos de fundação para construção de uma edificação

A Construção de uma edificação começa pela sondagem do terreno sobre o qual ela será erguida. A sondagem, uma espécie de radiografia do terreno, identifica as camadas do solo e sua resistência, além de detectar a presença do lençol freático (água), informações fundamentais para que o calculista projete adequadamente as fundações.
Essas devem alcançar a camada de solo de resistência média. Se essa camada surgir até 1,5m de profundidade, é possível utilizar fundação direta, cujos principais tipos são:
Leia mais...
 

Porque é fundamental realizar a sondagem do terreno antes de construir a residência?

A Sondagem a percussão com determinação de SPT, é hoje, sem sombra de dúvida, o processo de investigação do subsolo mais aplicado nos meios de engenharia. Seu custo, relativamente baixo, sua facilidade de execução, sua simplicidade de equipamento, a possibilidade de trabalho em locais de difícil acesso possibilitam ao engenheiro obter informações da sub-superfície, indispensáveis para projetar ou escolher o melhor tipo de fundação, bem como sua provável cota de apoio.
Leia mais...
 

Vantagens do Sistema Construtivo em Perfil Metálico

Alívio nas fundações, em razão da redução de peso e melhor distribuição dos esforços por meio das paredes leves e portantes;
As instalações hidráulicas, elétricas, ar condicionado, gás, aspiração, entre outras acopladas internamente às paredes, com amplas facilidades de acesso em caso de manutenção;
Resultado termo-acústico superior ao sistema convencional, devido ao uso de materiais nobres inerentes ao processo, como lã de vidro e elementos impermeabilizantes que permitem a trocar de ar constante, mantendo adequados índices de temperatura e umidade;
Prazos reduzidos e facilidades de montagem;
Não existem restrições conferidas pelo sistema quanto ao partido arquitetônico, bem como aos diversos materiais usados em acabamentos;
Não temos desperdício de materiais.

 

Como construir um telhado

O que é telhado
Entende-se como TELHADO qualquer cobertura que sirva de proteção.  
Numa casa, o telhado é a cobertura que fecha, por cima, a casa, evitando a entrada de chuva, sol e vento. Diz-se que a casa tem telhado ou que a casa está coberta por um telhado.
Há também expressões populares do tipo “faço o que me dá na telha” que significa, “faço aquilo que me vem na cabeça”.
Leia mais...
 

Informações para quem deseja fazer o curso de “Arquitetura e Urbanismo”

O profissional de arquitetura e urbanismo é apto a desenvolver os mais diferentes projetos arquitetônicos. Para fazer o curso a pessoa dever ter bastante criatividade, pois esta reina durante o curso e toda a sua carreira. Esse profissional, juntamente com o engenheiro, acompanha a construção e gerencia os custos e a mão-de-obra em seu trabalho só ele orienta o crescimento de cidades e bairros, etc.
Leia mais...
 

A importância do planejamento na indústria da construção civil

O planejamento é de fundamental importância, pois executar um projeto implica em realizar algo que nunca foi feito antes.
    Uma metodologia que vem crescendo muito no Brasil é a metodologia PMI (Project Management Institute) com milhares de profissionais com a certificação PMP (Project Management Professional) atuando para a melhoria dos processos de construção.O planejamento bem elaborado de um projeto é a atividade fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento tanto na etapa da concorrência quanto no início e durante todo o período da obra, pois assegura, com base nas premissas assumidas, uma probabilidade favorável com relação aos resultados esperados.
Leia mais...
 

A Escassez de mão de obra na construção civil estimula o aumento do número de máquinas nos canteiros de obras

A mão de obra está escassa, desinteressada e mal qualificada. A falta de mão de obra na Construção Civil tem obrigado o setor a encontrar soluções alternativas para lidar com a alta demanda de trabalho.
De acordo com matéria publicada no site estadao.com.br esta situação tem sido mais um fator a estimular o aumento do nível de industrialização no processo de trabalho.

Pedreiros, armadores, gesseiros, carpinteiros e pintores são os 5 tipos de trabalhadores que têm tirado o sono dos empreiteiros pela escassez verificada neste ano.
“O pedreiro não ensina mais a profissão ao filho. Não há renovação de estoque, e o profissional disponível passou a ser muito disputado”, é o que dizem empresários do setor. De acordo com eles: “Antes, a mão de obra para construção era farta e informal. Tornou-se escassa e cara“.
Leia mais...
 

A importância do Engenheiro Civil na sociedade

Foto: Divulgação    A importância da Engenharia Civil é tão grande que se torna praticamente impossível pensar o mundo sem a sua presença.
Mas, se num exercício de imaginação conseguíssemos criar uma cidade sem a sua intervenção, ela certamente se reduziria a um amontoado de barracos isolados, sem comunicação, energia ou sistema de água e esgoto. O caos, enfim.
    O engenherio civil é, de longe, o profissional mais importante quando o assunto é estrutura. Só ele está habilitado a lidar com projetos e construções de edifícios, estratas, túneis, metrôs, barragens, portos, aeroportos e até usinas de geração de energia.
Leia mais...